ESTUDO E PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A FÍSICA E AS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO CURSO TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFPR – CAMPUS TELÊMACO BORBA.
Resumo
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as propostas de integração disciplinar, dentro do currículo integrado, no contexto específico do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba. Diante do cenário de integração curricular vivenciado desde 2015 no Campus, pelos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Automação Industrial e Mecânica, percebe-se que os estudantes ainda não conseguem perceber os conhecimentos em sua totalidade. Partindo dessa premissa, essa pesquisa teve como objetivo principal viabilizar práticas que promovam o aprofundamento das ações interdisciplinares, além da integração disciplinar entre a disciplina de Física e as demais disciplinas específicas de cada curso. As ações metodológicas da pesquisa seguem a abordagem qualitativa e estudo de caso, realizada nas seguintes etapas: Aplicação do questionário estruturado nas turmas de 2º e 3º anos dos cursos de Automação Industrial e Mecânica, no qual o objetivo era mensurar os impactos da integração curricular e buscar o entendimento de como os estudantes sentem tal integração; escolha do curso a ser investigado por esta pesquisa, levantamento e estudo das disciplinas específicas, que já estão integradas com a disciplina de Física; elaboração da proposta de ações interdisciplinares. Para tanto, tais propostas foram discutidas com os docentes atuantes nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, trazendo suas experiências e expectativas, enriquecendo a proposta e tornando-a viável.
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