RELAÇÕES COM OS SABERES NAS AULAS DE FÍSICA EXPERIMENTAL NA PERSPECTIVA DO ALUNO
Resumo
O ensino de física tem enfrentado um cenário desafiador. Para formar um futuro professor capaz de compreender mais do que conceitos básicos, uma das possibilidades consiste em trabalhar com as diferentes linguagens da ciência. Dentre essas linguagens uma que tem sido negligenciada e mostra um caráter potencial tendo em vista seus variados benefícios é a experimentação. Uma análise dos relativamente poucos estudos publicados a respeito indica que o tema precisa ser melhor investigado. Grande parte dos trabalhos realizados acerca desta problemática se baseiam em discursos normativos, relatando o que professor deve fazer, sem se ater ao que realmente ocorre dentro do ambiente de ensino experimental. Dessa forma, a presente pesquisa tem por objetivo estudar as diferentes relações com os saberes existentes em aulas laboratoriais. Para isso, realizaram-se entrevistas com graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina. Para tratamento de dados utilizou-se uma abordagem fenomenológica denominada Análise Textual Discursiva (ATD), que possibilita, por meio da desconstrução do material de análise, estabelecer categorias e possíveis relações entre elas a fim de que se estabeleça uma descrição mais bem fundamentada do fenômeno observado. Com esse trabalho, pretende-se identificar nos discursos dos alunos os pontos fortes e fracos do que tem sido realizado nas aulas de física experimental. Tais informações poderão servir de base para possíveis ajustes e padronizações de procedimentos a serem realizados buscando o aprimoramento do ensino.
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