O LÚDICO NO ENSINO DE FÍSICA:

PERFIL APRESENTADO NO ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM)

Palavras-chave: Lúdico1; Ensino de Física2; Perfil3.

Resumo

Os recursos lúdicos são uma alternativa apontada para alguns dos dilemas do ensino de Física, como a abordagem tradicional embasada na memorização de equações e repetição de seu uso na resolução de exercícios descontextualizados. Assim o uso do lúdico, ao também associar-se com a motivação, tem possibilidade de potencializar a aprendizagem. Perante isso, a amplitude desta alternativa, para o ensino de Física tem sido alvo de investigação. Neste sentido, o presente trabalho de ordem bibliográfica e documental visou averiguar qual a frequência e o perfil de lúdico abordado nos trabalhos da área de Física de edições do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM). Como resultados, encontramos que o perfil de lúdico mais utilizado foi o termo “Jogo”, a carência de publicações de trabalhos de Física no evento, a falta de referencial especifico para a área ensino de Física que discuta sobre o lúdico bem como, a disseminação que acreditamos ser errônea de que toda atividade é lúdica. Mediante isso, trazemos como considerações que o campo do ensino de Física deve avançar nas discussões sobre o tema, fortalecer as pesquisas sobre o lúdico e seu uso e, considerar que a presença do lúdico tem potencial para a superação das problemáticas ainda presentes no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

AGUIAR, J. F. VIEIRA, C N. M; MAIA, M. V. C.M. Lúdico, ludicidade e atividade lúdica: diferenças e similaridades. 2018. Disponível em: http://www.educacaopocos.com.br/Anais/trabalhos2018/10.%20L%C3%9ADICO,%20LUDICIDADE%20E%20ATIVIDADE%20L%C3%9ADICA%20DIFEREN%C3%87AS%20E%20SIMILARIDADES.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.
ALMEIDA, A. C. P. C; SHIGUNOV, V. A atividade lúdica infantil e suas possibilidades. Journal of Physical Education, v. 11, n. 1, p. 69-76, 2000.
ANDRADE, J. M. ELLENSOHN, R.. O uso de jogos didáticos como ferramenta mediadora da prática docente no curso de licenciatura em física do instituto federal farroupilha – campus de são borja/rs.. In: Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III). Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19/06/2020 00:32
AULER, D.; TERRAZZAN, E. A. Repensando a Física no Ensino Médio. In: BRZEZENSKI, Iria. Formação de Professores: um desafio. Goiânia: UCG, 1996. p. 213-229.
ARAÚJO, M. S.T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 176-194, jun. 2003.
BIZZO, N.M.V . Ciências Fácil ou Difícil?. São Paulo: Biruta, 2012.
BRANCO, A. R.M.C; MOUTINHO, P. E. Conceição. O lúdico no ensino de física: o uso de gincana envolvendo experimentos físicos como método de ensino. Caderno de Física da UEFS, v. 13, n. 2, p. 2601-2608, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
BRASIL. Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1304.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 jun. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
CINTRA, R. C. G. G.; S. J., M.; PROENÇA, M. A. M. A cultura lúdica e o reconhecimento do tempo na infância. Pró-Discente, v. 16, n. 2, 2010.
CLEOPHAS, Maria das Graças et al. Afinal de contas, é jogo educativo, didático ou Pedagógico no Ensino de Química/Ciências?: colocando os pingos nos "is". In: CLEOPHAS, Maria das Graças; SOARES, Márlon Hebert Flora Barbosa (org.). Didatização Lúdica no Ensino de Química/ Ciências: teorias de aprendizagem e outras interfaces. Teorias de aprendizagem e outras interfaces. São Paulo: Lf Editorial, 2018. Cap. 1. p. 33-43.
DELIZOICOV, D. et al. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
DINIZ, R. E. S. Concepções práticas pedagógicas do professor de ciências. In: NARDI, Roberto (org.). Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras Editora, 1998. Cap. 3. p. 27-32.
FERNANDES, R. C. A; MEGID NETO, J. Modelos educacionais em 30 pesquisas sobre práticas pedagógicas no ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 3, p. 641-662, 2016.
FILGUEIRA, S. S; SOARES, M. H.F. B. O Lúdico no ensino de Física: Elaboração e desenvolvimento de um minicongresso com temas de Física Moderna. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Vitória-ES, 2008.
FRANÇA, S. C. R. Educação Lúdica: Perspectivas para uma aprendizagem mais agradável. Irecê: Itacaiúnas, 2016.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva: 2017.
JANGO, A.A.; FARIA, L. B.; STORNIOLO, J. P. A. O aniversário da escola e a física: conectando ciência à vida de alunos do ensino fundamental... In: Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III). Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19/06/2020 00:31
KRASILCHIK, M. Caminhos do ensino de ciências no Brasil. Em Aberto, v. 11, n. 55, 1992.
LIBANEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. Revista da Associação Nacional de Educação–ANDE, v. 3, p. 11-19, 1983.
LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p.13-23, 2014.
MONTEIRO, A. B. et al.. Oficinas de física: uma experiência em formação continuada de professores da eja de sena madureira - acre... In: Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III). Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19/06/2020 00:32
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2017.
OLIVEIRA, B. A.N ; RABELLO, P. C; FERREIRA, V. C. Um ensino de física mediado por narrativas.. In: Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III). Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19/06/2020 00:32
PENA, F. L. A.; FILHO, A. R. Relação entre a pesquisa em ensino de física e a prática docente: dificuldades assinaladas pela literatura nacional da área. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 424-438, dez. 2008.
RÉ, R. L.; SILVA, N. C. Elaboração, desenvolvimento e validação do produto didático “física de partículas na escola: um jogo educacional”.. In: Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III). Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19/06/2020 00:30
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo" estado da arte" em educação. Revista diálogo educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
ROSA, I. P.; LAPOTA, M. Z.; GOUVÊA, M. E. Humanizando o Ensino de Ciências. São Paulo: Vetor, 2006.
SANTOS, S. M. P.; CRUZ, D. R. M. O lúdico na formação do educador. In: SANTOS, S. M. P. (Org.). O lúdico na formação do educador. Petrópolis: Vozes, 1997. Cap. 1. p. 11-17
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: uma discussão teórica necessária para novos avanços. Revista debates em Ensino de Química, v. 2, n. 2, p. 5-13, 2017.
VIEIRA, D. M. Interpretando a física: rpg como uma forma de trabalhar problemas abertos... In: Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III). Anais...Foz do Iguaçu (PR) UNILA, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19/06/2020 00:31
Publicado
2020-11-30
Como Citar
1.
Mariane Grando Ferreira MGF, Beatrís Pasuck Benassi C, Strieder DM. O LÚDICO NO ENSINO DE FÍSICA: . arqmudi [Internet]. 30º de novembro de 2020 [citado 6º de setembro de 2025];24(3):157-71. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55703
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior