AULAS REMOTAS COMO SUPORTE DE APOIO E ACOMPANHAMENTO AO ENSINO DE FÍSICA

  • Leonilda do Nascimento Silva UFRR
  • Maria Sonia Silva oliveira veloso
Palavras-chave: AVA; Ensino de Física; Suporte metodológico

Resumo

É necessário que o método de ensino aprendizagem esteja embasado teoricamente nos princípios científicos da psicologia cognitiva, proporcionando uma metodologia para o educando acompanhar o processo docente, de acordo com disciplina especifica. Este estudo está fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e tem como questão proposta: O uso da plataforma Moodle, como recurso metodológico poderá contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Cinemática? Para responder ao questionamento definiu-se como objetivo geral analisar a usabilidade e a aceitação da plataforma Moodle para docente e discente, assim como qualificar o sistema quanto a suas características de aplicação como ferramenta de apoio, para uma melhor compreensão dos conceitos abordados. O planejamento contempla como metodologia uma sequência didática, no qual deu suporte na organização do plano de ações, do guia de observação e produto educacional final, que será direcionada a professores e pesquisadores interessados em usar a plataforma Moodle como recurso metodológico de apoio e acompanhamento no processo de ensino. A pesquisa é de característica aplicada e tornou-se em uma pesquisa-ação estratégia de abordagem mista, com foco principal o qualitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

COCCO, V. M.; PERTILE , S. O uso dos softwares educacionais como auxílio no processo de ensino-aprendizagem da ortografia no 5º ano do ensino fundamental. Manancial Repositório Digital da UFSM, [S. l.], p. 1-16, 30 set. 2009

MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. Noções Básicas de Epistemologia e Teorias de Aprendizagem: como subsídios para a organização de sequência de Ensino – Aprendizagem em Ciências/Física. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

VALENTE, L.; MOREIRA, P.; DIAS, P. Moodle Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso: Moodle_Moda, Mania ou Inovação na Formação. Ciências da Educação, Salvador - BH, ano 2009, p. 1-20, 16 set. 2018. E-book
Publicado
2020-11-30
Como Citar
1.
Silva L do N, Maria Sonia Silva oliveira veloso. AULAS REMOTAS COMO SUPORTE DE APOIO E ACOMPANHAMENTO AO ENSINO DE FÍSICA. arqmudi [Internet]. 30º de novembro de 2020 [citado 6º de setembro de 2025];24(3):172-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55734
Seção
Artigo Original em Ciências Exatas