OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS EDUCANDOS: EXPERIÊNCIAS APRESENTADAS NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DOS EGRESSOS DO POLO 32 DO MNPEF

Formação continuada: desafios de um programa (MNPEF)

  • Elisangela Nesi UEM
  • Michel Corci Batista UEM
  • Natalia Neves Macedo Deimling
Palavras-chave: conhecimentos prévios; produtos educacionais; Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

Resumo

É comum identificar em artigos educacionais ou em falas dos profissionais da educação que é importante o professor considerar os conhecimentos prévios que os educandos trazem de sua realidade e vivências para o espaço da sala de aula. Parte-se do pressuposto que os modelos didáticos atuais não contemplam as necessidades educacionais e que programas de formação continuada representam uma possibilidade de melhoria ao desenvolver estratégias pedagógicas que podem mudar a dinâmica da sala de aula. Assim o presente estudo tem por objetivo identificar as concepções dos discentes egressos do programa de pós-graduação em ensino de Física da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR- CM) sobre a forma de reconhecer as maneiras pelas quais lidam com os conhecimentos prévios dos alunos para o desenvolvimento dos conceitos físicos. Para a análise e interpretação dos dados utilizar-se-ão pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os materiais analisados constituíram-se dos produtos educacionais produzidos entre 2014 e 2017 pelos alunos do Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão (Polo 32 do MNPEF - SBF) e dos documentos disponibilizados pela Sociedade Brasileira de Física que orientam o programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Os resultados demonstram que dos 18(dezoitos) produtos educacionais defendidos, 10 (dez) utilizam os conhecimentos prévios dos educandos de maneira explícita e 2 (dois) não  utilizam esses termos na escrita porém, de maneira, implícita são desenvolvidos na proposta de atividades. Também há uma preocupação no uso de referenciais teóricos que subsidiam as metodologias aplicadas, na diversidade que a disciplina permite. Conclui-se que dos produtos educacionais analisados apenas um terço dos professores tiveram uma preocupação em desenvolver uma proposta pedagógica pautada nos conhecimentos prévios dos alunos.

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Publicado
2020-12-02
Como Citar
1.
Nesi E, Corci Batista M, Neves Macedo Deimling N. OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS EDUCANDOS: EXPERIÊNCIAS APRESENTADAS NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DOS EGRESSOS DO POLO 32 DO MNPEF . arqmudi [Internet]. 2º de dezembro de 2020 [citado 6º de setembro de 2025];24(3):371-86. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/56915
Seção
Artigo Original em Ciências Exatas