Caracterização das ocorrências de atropelamentos na cidade de Maringá-PR
Resumo
O Acidente de Trânsito (AT) é caracterizado como um evento ocorrido em vias públicas devido ao trânsito de veículos e pessoas. O objetivo do estudo foi analisar o perfil de ocorrências no período de um ano na cidade de Maringá – PR. Foi utilizado a base de dados dos bombeiros a qual é aberta ao público, nomeada por Sysbm Imprensa. O total de ocorrências em atropelamentos no município em questão, foi de 160 totalizando 181 vítimas. Encontramos através da análise dos dados a predominância no sexo masculino, com a idade entre 20 a 59 anos, com ferimentos leves totalizando 101 (55,80%), com apenas 2 óbitos (1,10%) causados por carros ou motocicletas. Os períodos que ocorreram os atropelamentos, tiveram o maior percentual no período da noite com 37,57%, seguindo do período da tarde com 34,25%. Por meio deste estudo pudemos observar que no período de um ano, o predomínio das ocorrências de atropelamentos em Maringá foi em pessoas da faixa etária entre 20 a 59 anos, sexo masculino, e as ocorrências predominaram entre acidentes com carros e motocicletas.
Downloads
Metrics
Referências
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Número de Automóveis das cidades de Maringá, Curitiba e Londrina, 2022.
IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Dados referentes as características de atropelamentos, nos anos de 2022 e 2023.
Kerber V. L, Santos N. Q dos, Garcia R. C, Oliveira D. V de, Bertolini, S. M. M. G, Branco, B. H. M. Atropelamento de idosos em via pública: incidência de lesões por segmentos corporais, no período de 2007 a 2017. Revista Valore, Volta Redonda, 3 (Edição Especial): 55-69., 2019.
Mendonça, R. R, Pinheiro, J. R. de S, Melo, W. A de. Perfil dos atendimentos realizados pelo serviço móvel de urgência (SAMU) no município de Maringá – PR. IX EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar. ISBN 978-85-8084-996-7. Nov. 2015, n. 9, p. 4-8.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
