JOGO DAS EXPRESSÕES: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
As ações extensionistas no âmbito da formação de professores tem se mostrado como uma ação relevante para o desenvolvimento profissional dos sujeitos nela envolvidos. Isto porque, ao articular demandas sociais, advindas de escolas públicas, por exemplo, aos cursos de formação inicial um ambiente formativo profícuo, constituído por professores da Educação Básica, professores formadores e futuros professores pode ser constituído a fim de construir práticas mais democráticas na universidade e nas escolas. Nesta perspectiva, o projeto de extensão ÁGORA/UFPR Jandaia do Sul, tem desenvolvido ações de modo a construir espaços de formação de professores que considere as demandas e repertórios dos professores e futuros professores que ensinam Matemática em Jandaia do Sul – cidade na qual um campus da UFPR existe – e região. Neste contexto, no ano de 2023, atendendo a demandas de professoras de escolas públicas da cidade, os membros do projeto junto à estas professoras, planejaram e desenvolveram aulas de Matemática pautadas em um jogo didático, intitulado jogo das expressões, para turmas do Ensino Fundamental, com o objetivo de abordar operações elementares e, de modo mais específico, o conceito de expressão numérica. Nesse texto relatamos a experiência vivida em turmas do Ensino Fundamental de uma escola do campo. A análise da prática desenvolvida indica que o uso do jogo contribuiu para a exploração matemática de conceitos como expressão numérica, operações elementares e suas propriedades e para a abordagem de cálculo mental. Sobretudo, as características do jogo sustentaram engajamento dos estudantes, favorecendo a abordagem conceitual dos conteúdos intrínsecos ao jogo.
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Referências
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