ATUAÇÃO DE DOCENTES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM EXPERIÊNCIA

  • Natalia Bousquet Batista Universidade Federal do Espírito Santo
  • Patrick dos Santos Pereira Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Aprendizagem Individual. Experiência. Docentes.

Resumo

Este artigo pretende apresentar como docentes adaptam suas habilidades de prática no ensino presencial para conduzir turmas na modalidade a distância, fundamentado na teoria da aprendizagem experiencial de Kolb (2015). Foi adotada uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas com seis docentes. Buscou-se analisar o processo de aprendizagem individual e aplicar o modelo de aprendizagem baseado em experiências. Este modelo enfatiza a interdependência entre características internas como bagagem profissional e circunstâncias externas do ambiente. Este artigo contribui para os estudos organizacionais ao fazer emergir um campo de aprendizagem baseado na experiência de docentes do ensino superior a distância, inserido no contexto contemporâneo em articulação com a teoria de aprendizagem baseada na experiência.

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Referências

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Publicado
2022-12-17
Como Citar
Batista, N., & dos Santos Pereira, P. (2022). ATUAÇÃO DE DOCENTES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM EXPERIÊNCIA. Caderno De Administração, 30(2), 6-19. https://doi.org/10.4025/cadadm.v30i2.55042
Seção
Artigos