ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE MERCHANDISING E VITRINISMO EM LOJAS DE CONFECÇÕES, CALÇADOS E ACESSÓRIOS EM SHOPPINS CENTERS VAREJISTAS DE MARINGÁ

  • Vanessa MORETTO Universidade Estadual de Maringá-UEM
  • Suzie Terci KAETSU Universidade Estadual de Maringá-UEM

Abstract

No contexto de consumo atual, para influenciar a decisão de compra do consumidor,  lojas de confecções, acessórios e calçados utilizam-se de diversas práticas para atingir seu público-alvo, onde o  merchandising e o vitrinismo aparecem como eficientes ferramentas que contribuem para  que lojas alcancem o objetivo desejado, motivando e influenciando esta decisão de compra.  Este estudo teve como objetivo geral  identificar e analisar as principais práticas de merchandising e vitrinismo praticadas pelas lojas de varejo de confecções, calçados e acessórios de shoppings centers  localizados na cidade de Maringá - PR. A pesquisa tem caráter exploratória e descritiva, e apresenta uma pesquisa bibliográfica acerca do composto de marketing, comportamento do consumidor, bem como sobre merchandising e  vitrinismo. Para coleta de dados foram selecionadas 10 (dez) lojas do segmento de varejo em shoppings centers da cidade, de forma aleatória e intencional, tendo como objetivo  analisar e identificar  a utilização e a aplicação das práticas de merchandising e vitrinismo. Dentre os principais resultados obtidos, pode-se concluir que as lojas pesquisadas não possuem profissionais com formação na área de merchandising e vitrinismo, assim as suas ações são determinadas sumariamente de duas formas: no caso de franquias, a base está nos materiais e orientações encaminhados pela franqueadora, e nas demais lojas, observa-se o que os concorrentes fazem para aplicar em suas produções. As ações em geral são limitadas a demonstração de coleção, organização do espaço e do local e colocação de preço.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanessa MORETTO, Universidade Estadual de Maringá-UEM
Graduação em Administração - Universidade Estadual de Maringá-UEM
Suzie Terci KAETSU, Universidade Estadual de Maringá-UEM
Docente do Dep. da Administração da Universidade Estadual de Maringá-UEM
Published
2015-02-12
How to Cite
MORETTO, V., & KAETSU, S. T. (2015). ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE MERCHANDISING E VITRINISMO EM LOJAS DE CONFECÇÕES, CALÇADOS E ACESSÓRIOS EM SHOPPINS CENTERS VAREJISTAS DE MARINGÁ. Caderno De Administração, 22(2), 16-30. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/30711
Section
Articles