EMPREENDEDORISMO COMO NOÇÃO POLISSÊMICA: ALTERNATIVA AO MAINSTREAM ECONÔMICO

  • Amanda Ferreira Guimarães Universidade Estadual de Maringá
  • Rejane Heloise dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Marcia Regina Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • William Antonio Borges Universidade Estadual de Maringá

Abstract

O estudo do empreendedorismo tem se concentrado em visões economicistas. Abordagens alternativas constituem em uma estratégia para leituras sob uma perspectiva crítica. O objetivo da presente pesquisa, qualitativa, consiste em apresentar, por meio de uma discussão bibliográfica, uma reflexão sobre empreendedorismo, alternativa ao mainstream econômico, tendo como base o campo da Administração. Para tanto, a discussão envolve um diálogo com cinco trabalhos que qualificaram críticas às visões economicistas no âmbito do empreededorismo. Os resultados apontam que no âmbito do empreendedorismo, apenas o ferramental técnico-científico não é suficiente para formar empreendedores ou desenvolver a ação empreendedora. São necessários esforços para uma educação filosófica, almejando com que o sujeito amplie sua consciência de sua condição de disseminador de sentido e significado no mundo, compreendendo a importância de reconhecer o empreendedorismo como um fenômeno a ser pesquisado e discutido de forma mais ampla. Conclui-se que falar de empreendedorismo sob as lentes de apenas uma das perspectivas teóricas consiste em uma inconsistência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amanda Ferreira Guimarães, Universidade Estadual de Maringá
Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil, com estágio acadêmico internacional na École IIngénieurs de Purpan, Toulouse, França. Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá na linha de Marketing e Cadeias Produtivas do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Doutorado Sanduíche realizado na École dIngénieurs de Purpan, Toulouse, França. Atua no projeto de extensão para desenvolvimento e valorização de produtores de cafés especiais no estado do Paraná, Brasil. Pesquisas na área de coordenação de cadeias produtivas de alto valor agregado, value chain, global value chain, com foco nas cadeias de carne bovina e cafés especiais.
Rejane Heloise dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Especialista em Engenharia de Produção pelo UniCesumar (2014). Graduada em Bacharelado em Administração pelo UniCesumar (2014), em Tecnologia em Processos Gerenciais pelo UniCesumar (2012) e Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Experiência Profissional na área de Programação, Planejamento e Controle de Produção e Comercial. Pesquisas na área de Administração, principalmente, nos seguintes temas: cadeias produtivas, produção, competitividade, estratégia, estruturas de governança, custos de transação e de mensuração. Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (Campus Paranavaí).

Marcia Regina Ferreira, Universidade Federal do Paraná
Graduada em Administração(2000) e mestrado em Administração(2003), ambos realizados na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Desenvolvimento Rural Sustentável. Atualmente é professora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (UFPR- Curitiba) e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (UFPR -Litoral), também é pesquisadora na linha de socioeconomia e Saberes locais na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Experiência na área de Gestão em socioeconomia e Educação na complexidade, trabalha com temas como : empreendedorismo, agroecologia, comunidades rurais, saberes locais, ecologia politica, economia social, democracia econômica, decolonialidade e gestão pública.
William Antonio Borges, Universidade Estadual de Maringá
Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV/EAESP (2013). Possui graduação em Administração pela UEM (2001) e mestrado em Geografia, também pela UEM (2004).Professor Adjunto no Departamento de Administração, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordena o curso de Administração Pública (EAD-UEM) e o Grupo de Estudos em Administração Pública (GEAP). É Professor no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPA-UEM) , no Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPP-UEM) e no Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Profnit-UEM). Pesquisador no Observatório das Metrópoles (Núcleo Maringá-UEM). Tem trabalhado com os seguintes temas: Políticas Públicas, Associativismo Territorial, Governança Interfederativa, Micropolíticas, Decolonialidade e Inovação Social.
Published
2021-03-30
How to Cite
Guimarães, A. F., Santos, R. H. dos, Ferreira, M. R., & Borges, W. A. (2021). EMPREENDEDORISMO COMO NOÇÃO POLISSÊMICA: ALTERNATIVA AO MAINSTREAM ECONÔMICO. Caderno De Administração, 29(1), 151-167. https://doi.org/10.4025/cadadm.v29i1.48390
Section
Articles