FACTORING: UM ESTUDO DESSE MECANISMO DE APOIO ÀS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

  • Helbio Henrique Stabile UEM

Resumen

O presente ensaio teórico teve como principal objetivo, a partir da revisão da literatura, realizar um estudo, de forma  introdutória, sobre o contrato de factoring. O factoring está presente no cenário econômico-financeiro do Brasil e vem gradativamente demonstrando sua importância dentro desse contexto. O contrato de faturização se instalou no Brasil por volta do início dos anos 80, e essa atividade ainda hoje é motivo de polêmica e desconfiança. É muito discutida sua forma de atuação no mercado, o que tem levado sua comparação ao exercício da agiotagem e com a prática de atividades típicas de instituições financeiras. O factoring traz vantagens como à simplificação nas providências de conseguir capital de giro para as empresas e também desvantagens, pois se revela uma operação cara, nem sempre conveniente a uma empresa, e que pode revelar o prenúncio da insolvência ou incapacidade financeira. O factoring é um importante mecanismo de apoio às pequenas e médias empresas, porém sua escolha deve ser devidamente estudada e analisada para avaliar seus custos e as reais vantagens para a empresa.

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Biografía del autor/a

Helbio Henrique Stabile, UEM
Administração - UEM
Publicado
2013-02-13
Cómo citar
Stabile, H. H. (2013). FACTORING: UM ESTUDO DESSE MECANISMO DE APOIO ÀS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Caderno De Administração, 20(2), 38-50. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/20847
Sección
Artigos