PESQUISA BIBLIOMÉTRICA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO EM CONTABILIDADE

  • Luis Augusto FERREIRA DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Sylvia Schettini Longo CALDAS GASPARI UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Marcus DE SOUSA MARQUES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Resumen

A demanda por novas competências ao profissional da Contabilidade após a implantação de das Normas Internacionais de Contabilidade também tem sido motivadora para a necessidade de se repensar a metodologia de ensino aplicada nas instituições, além de exigir mais do aluno. Este estudo demonstra os resultados de uma pesquisa que objetivou identificar a produção científica sobre a Metodologia do Ensino em Contabilidade utilizando a abordagem bibliométrica. Não foi identificado nenhum estudo com essa vertente. Para o desenvolvimento deste artigo utilizou-se como fonte de pesquisa a análise do período de 2001 a 2011 nos Congressos de Contabilidade, Periódicos de Educação e Periódicos de Contabilidade, buscando o levantamento estatístico de toda a produção científica referente ao tema abordado. Foi utilizada a Lei de Bradford, mediante a medição da produtividade das revistas, como forma de coletar e organizar a sistemática dos achados. Este estudo permite afirmar que, a produção científica na área de educação contábil ainda é incipiente e está em crescente desenvolvimento ante a evolução do ensino superior em outras áreas. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Luis Augusto FERREIRA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
LUIS AUGUSTO FERREIRA DOS SANTOSALUNO DO MESTRADO ACADÊMICO EM CONTABILIDADEFACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FCCUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- UFBA ÁREAS DE PESQUISA:- METODOLOGIAS DE ENSINO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (E DENTRO DA CONTABILIDADE FINANCEIRA)- ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS GESTORES NA TOMADA DE DECISÃO COM O USO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS- APLICAÇÃO E PLANEJAMENTO DE RECURSOS DOS ORÇAMENTOS DAS ENTIDADES PÚBLICAS - CUSTOS NO SETOR PÚBLICO
Sylvia Schettini Longo CALDAS GASPARI, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ALUNA DO MESTRADO ACADÊMICO EM CONTABILIDADEFACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FCCUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- UFBA
Marcus DE SOUSA MARQUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ALUNO DO MESTRADO ACADÊMICO EM CONTABILIDADEFACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FCCUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- UFBA
Publicado
2016-12-31
Cómo citar
FERREIRA DOS SANTOS, L. A., CALDAS GASPARI, S. S. L., & DE SOUSA MARQUES, M. (2016). PESQUISA BIBLIOMÉTRICA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO EM CONTABILIDADE. Caderno De Administração, 24(2), 60-71. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/32399
Sección
Artigos