PESQUISA BIBLIOMÉTRICA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO EM CONTABILIDADE

  • Luis Augusto FERREIRA DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Sylvia Schettini Longo CALDAS GASPARI UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Marcus DE SOUSA MARQUES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Palavras-chave: Análise Bibliométrica, Metodologia do Ensino em Contabilidade, Educação Contábil, Produção Científica.

Resumo

A demanda por novas competências ao profissional da Contabilidade após a implantação de das Normas Internacionais de Contabilidade também tem sido motivadora para a necessidade de se repensar a metodologia de ensino aplicada nas instituições, além de exigir mais do aluno. Este estudo demonstra os resultados de uma pesquisa que objetivou identificar a produção científica sobre a Metodologia do Ensino em Contabilidade utilizando a abordagem bibliométrica. Não foi identificado nenhum estudo com essa vertente. Para o desenvolvimento deste artigo utilizou-se como fonte de pesquisa a análise do período de 2001 a 2011 nos Congressos de Contabilidade, Periódicos de Educação e Periódicos de Contabilidade, buscando o levantamento estatístico de toda a produção científica referente ao tema abordado. Foi utilizada a Lei de Bradford, mediante a medição da produtividade das revistas, como forma de coletar e organizar a sistemática dos achados. Este estudo permite afirmar que, a produção científica na área de educação contábil ainda é incipiente e está em crescente desenvolvimento ante a evolução do ensino superior em outras áreas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Augusto FERREIRA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
LUIS AUGUSTO FERREIRA DOS SANTOSALUNO DO MESTRADO ACADÊMICO EM CONTABILIDADEFACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FCCUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- UFBA ÁREAS DE PESQUISA:- METODOLOGIAS DE ENSINO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (E DENTRO DA CONTABILIDADE FINANCEIRA)- ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS GESTORES NA TOMADA DE DECISÃO COM O USO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS- APLICAÇÃO E PLANEJAMENTO DE RECURSOS DOS ORÇAMENTOS DAS ENTIDADES PÚBLICAS - CUSTOS NO SETOR PÚBLICO
Sylvia Schettini Longo CALDAS GASPARI, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ALUNA DO MESTRADO ACADÊMICO EM CONTABILIDADEFACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FCCUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- UFBA
Marcus DE SOUSA MARQUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ALUNO DO MESTRADO ACADÊMICO EM CONTABILIDADEFACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FCCUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- UFBA
Publicado
2016-12-31
Como Citar
FERREIRA DOS SANTOS, L. A., CALDAS GASPARI, S. S. L., & DE SOUSA MARQUES, M. (2016). PESQUISA BIBLIOMÉTRICA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO EM CONTABILIDADE. Caderno De Administração, 24(2), 60-71. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/32399
Seção
Artigos