O PAPEL ESTRATÉGICO DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS EM UMA ORGANIZAÇÃO COOPERATIVA

  • Marilene Bogucheski Barbosa UEM - MBA in Company (Cocamar)
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá-UEM

Resumen

Em virtude de grandes mudanças no mercado dos negócios e da maioria de nossas empresas buscarem constantemente inovações, alternativas e até mesmo sua própria sobrevivência, destaca-se a função do comprador diante do processo de negociação na decisão estratégica organizacional de uma cooperativa, constituída e conhecida neste artigo como COCAMAR Cooperativa Agroindustrial. Neste artigo foram realizadas algumas abordagens através da compilação de dados da atuação do departamento de compras perante as metas e os objetivos da cooperativa, além da apresentação alguns resultados e experiências, sugerindo que as informações obtidas pelo departamento sejam mais seguras, contínuas e participativas nas ações conjuntas como garantia de proteção dos compradores nas suas negociações. Além de outras considerações, como constatar que o grau de confiança entre departamento de compras X fornecedores solidifica e facilita a coordenação estratégica de relacionamentos - parcerias - e negócios futuros para a organização, abrindo a porta de entrada de comunicação para uma administração compartilhada, otimizando a gestão de custos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Marilene Bogucheski Barbosa, UEM - MBA in Company (Cocamar)

Marilene Bogucheski Barbosa (PG – UEM)

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá-UEM
Francisco Giovanni David Vieira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)
Publicado
2017-07-14
Cómo citar
Barbosa, M. B., & Vieira, F. G. D. (2017). O PAPEL ESTRATÉGICO DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS EM UMA ORGANIZAÇÃO COOPERATIVA. Caderno De Administração, 14(1), 74-87. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/38197
Sección
Artigos