ASPECTOS ORGANIZACIONAIS INTERNOS E AS PRÁTICAS ESTRATÉGICAS PERPETRADAS POR MÉDIAS EMPRESAS: proposições decorrentes de um estudo longitudinal multicaso
Resumen
A associação entre aspectos organizacionais internos e vantagem competitiva é central à teoria dos recursos. Como no campo da estratégia em geral, boa parte das pesquisas empíricas da teoria dos recursos é conduzida com organizações de grande porte. Considerando-se que especificidades relativas ao porte podem demandar construções teóricas específicas, objetiva-se neste artigo analisar o comportamento estratégico de empresas de médio porte pela via dos seus aspectos organizacionais internos. As análises conectam aspectos organizacionais internos às práticas estratégicas perpetradas pelas empresas. Trata-se de estudo longitudinal multicaso, em que se exploram dados de três incorporadoras imobiliárias familiares. A busca por elementos comuns aos casos permitiu a detecção de quatro ocorrências internas principais e seis práticas estratégicas correntes. Os resultados sugerem a importância de levar em conta as peculiaridades relativas ao porte para compreender o comportamento estratégico. No fim do trabalho, apresentam-se quatro proposições substantivas que, associando estratégia, aspectos internos e características do porte organizacional, oferecem possibilidades explicativas para o comportamento estratégico das empresas estudadas.Descargas
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Publicado
2018-10-29
Cómo citar
Lebbos Favoreto, R., Amâncio-Vieira, S. F., & Spiri Ferreira, T. (2018). ASPECTOS ORGANIZACIONAIS INTERNOS E AS PRÁTICAS ESTRATÉGICAS PERPETRADAS POR MÉDIAS EMPRESAS: proposições decorrentes de um estudo longitudinal multicaso. Caderno De Administração, 26(1), 20-42. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/42344
Número
Sección
Artigos
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