QUALIDADE EM SERVIÇOS: ANÁLISE DE INDICADORES DO SUPORTE TÉCNICO EM EMPRESA DE TECNOLOGIA NA CIDADE DE MARINGÁ-PR

  • João Otávio Montanha Endrici Universidade Estadual de Maringá
  • Ricardo Antonioli Grassano neto

Resumen

O presente estudo teve como objetivo central analisar os indicadores de desempenho do departamento de suporte técnico de uma empresa de tecnologia para entender como a empresa mensura a qualidade no serviço de atendimento aos clientes. Baseou-se em conceitos a respeito de Pacote de Valor, Indicadores de Desempenho, Qualidade em Serviços, Net Promoter Score (NPS) e da contextualização do setor de TI nos últimos anos. Desta forma, aprofundou-se em entender os indicadores de desempenho do departamento, a concepção que a empresa possui de qualidade neste serviço, uma análise do indicador NPS em determinado período e a identificação das ações de melhorias tomadas pelos gestores. O conhecimento foi construído por meio de documentos da empresa e entrevistas com os gestores, estas foram de suma importância para a conclusão do trabalho, pois conseguiram trazer muitos detalhes sobre o contexto geral do departamento e suas respectivas visões sobre os temas mais técnicos. Por fim, conclui-se que a empresa objeto de estudo se preocupa com a qualidade em suas entregas, desta forma, utilizam-se os indicadores de desempenho para medi-las e tomar ações de melhoria.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

ABES - Associação Brasileira de Software. Investimentos em TI no Brasil aumentam 4,5% em 2017, 2018. Disponível em: . Acesso em: 29/04/2019

ANDRADE, M.M. Introdução à Metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BRASSCOM – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Relatório Setorial de TIC: 2018, 2019.
Disponível em:. Acesso em: 30/05/2019.

CERVO, A.L.; BERVIAN, A. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

CORRÊA, H.L.; CORRÊA, C.A. Administração da Produção e Operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas S.A., 2004.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

FONTELLES, M.J. et al. Metodologia da Pesquisa Científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Belém – PA: Universidade da Amazônia – UNAMA, 2009. Disponível em:
Acesso em: 18/08/2019.

GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p.20-29, mai/jun, 1995. Disponível em: Acesso em: 18/08/2019.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, P.G.; LAUGENI, F.P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2005.

MOREIRA, D. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Saraiva, 2012.

PALADINI, E.P.; BRIDI, E. Gestão e Avaliação da Qualidade em Serviços para Organizações Competitivas. São Paulo: Atlas S.A., 2013.

REICHHELD, F. The One Number You Need to Grow. Harvard Business Review. Dezembro, 2003.
Disponível em:< https://hbr.org/2003/12/the-one-number-you-need-to-grow>. Acesso em: 17/01/2020.

REICHHELD, F.; MARKEY, R. A pergunta definitiva 2.0: como as empresas que implementaram o net promoter score prosperam em um mundo voltado aos clientes. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

RITZMAN, L.P.; KRAJEWSKI, L.J. Administração da Produção e Operações. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2004.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. PIB - DataSebrae, 2019.
Disponível em . Acesso em: 10/06/2019.

SLACK, N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas S.A., 2015.

STEVENSON, W. J. Administração das Operações de Produção. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2001.

TUBINO, D. F. Manual de Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 2006.

YIN, R.K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. São Paulo, BOOKMAN EDITORA LTDA, 2015.
Publicado
2020-09-01
Cómo citar
Endrici, J. O. M., & Grassano neto, R. A. (2020). QUALIDADE EM SERVIÇOS: ANÁLISE DE INDICADORES DO SUPORTE TÉCNICO EM EMPRESA DE TECNOLOGIA NA CIDADE DE MARINGÁ-PR. Caderno De Administração, 28(1), 80-104. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/52587
Sección
Artigos