QUALIDADE EM SERVIÇOS: ANÁLISE DE INDICADORES DO SUPORTE TÉCNICO EM EMPRESA DE TECNOLOGIA NA CIDADE DE MARINGÁ-PR
Resumen
O presente estudo teve como objetivo central analisar os indicadores de desempenho do departamento de suporte técnico de uma empresa de tecnologia para entender como a empresa mensura a qualidade no serviço de atendimento aos clientes. Baseou-se em conceitos a respeito de Pacote de Valor, Indicadores de Desempenho, Qualidade em Serviços, Net Promoter Score (NPS) e da contextualização do setor de TI nos últimos anos. Desta forma, aprofundou-se em entender os indicadores de desempenho do departamento, a concepção que a empresa possui de qualidade neste serviço, uma análise do indicador NPS em determinado período e a identificação das ações de melhorias tomadas pelos gestores. O conhecimento foi construído por meio de documentos da empresa e entrevistas com os gestores, estas foram de suma importância para a conclusão do trabalho, pois conseguiram trazer muitos detalhes sobre o contexto geral do departamento e suas respectivas visões sobre os temas mais técnicos. Por fim, conclui-se que a empresa objeto de estudo se preocupa com a qualidade em suas entregas, desta forma, utilizam-se os indicadores de desempenho para medi-las e tomar ações de melhoria.
Descargas
Citas
ANDRADE, M.M. Introdução à Metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
BRASSCOM – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Relatório Setorial de TIC: 2018, 2019.
Disponível em:
CERVO, A.L.; BERVIAN, A. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.
CORRÊA, H.L.; CORRÊA, C.A. Administração da Produção e Operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas S.A., 2004.
DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
FONTELLES, M.J. et al. Metodologia da Pesquisa Científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Belém – PA: Universidade da Amazônia – UNAMA, 2009. Disponível em:
GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p.20-29, mai/jun, 1995. Disponível em:
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, P.G.; LAUGENI, F.P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2005.
MOREIRA, D. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Saraiva, 2012.
PALADINI, E.P.; BRIDI, E. Gestão e Avaliação da Qualidade em Serviços para Organizações Competitivas. São Paulo: Atlas S.A., 2013.
REICHHELD, F. The One Number You Need to Grow. Harvard Business Review. Dezembro, 2003.
Disponível em:< https://hbr.org/2003/12/the-one-number-you-need-to-grow>. Acesso em: 17/01/2020.
REICHHELD, F.; MARKEY, R. A pergunta definitiva 2.0: como as empresas que implementaram o net promoter score prosperam em um mundo voltado aos clientes. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
RITZMAN, L.P.; KRAJEWSKI, L.J. Administração da Produção e Operações. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2004.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. PIB - DataSebrae, 2019.
Disponível em
SLACK, N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas S.A., 2015.
STEVENSON, W. J. Administração das Operações de Produção. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2001.
TUBINO, D. F. Manual de Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 2006.
YIN, R.K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. São Paulo, BOOKMAN EDITORA LTDA, 2015.
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.







