ABORDAGENS EPISTEMOLÓGICAS EM PUBLICAÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA

  • Matheus Pontes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo realizar uma reflexão epistemológica nos artigos mais relevantes em Alfabetização Financeira. Após uma análise profunda dos estudos com mais de 100 citações sobre o tema, foi possível classificá-los de acordo com os paradigmas epistemológicos propostos por Burrel e Morgan (1979). Constatou-se que mais de 90% dos trabalhos adotaram a abordagem funcionalista, com foco em métodos quantitativos e buscando a generalização dos resultados. Essa concentração revela a existência de um mainstream approach nas pesquisas em Alfabetização Financeira. A ausência de um pluralismo metodológico pode limitar a compreensão sobre o fenômeno e, consequentemente, o desenvolvimento da moderna Teoria das Finanças. Um efeito prático dessa compreensão limitada sobre a Alfabetização Financeira pode ser o desenho de políticas de educação financeira ineficientes ou com resultados insatisfatórios.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

AMAGIR, A. et al. A review of financial-literacy education programs for children and adolescents. Citizenship Social & Economics Education, v. 17, n. 1, p. 56-80, 2018.

ATKINSON, A.; MESSY, F. Measuring Financial Literacy: Results of the OECD/International Network on Financial Education Pilot Study. In: ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO: WORKING PAPERS ON FINANCE, INSURANCE AND PRIVATE PENSIONS, 15.,2012, Paris. Anais... Paris: OECD Publishing, 2012.

BACHELARD, G. A Epistemologia. Lisboa: Edições, 1990.

BLANCHÉ, Robert. A Epistemologia. Lisboa: Presença, 1975.

BONGINI, P.; ZIA, B. Introduction: The Financial Literacy Collective. Economic Notes, v. 47, n.2-3, p. 235-244, 2018.

BURREL, G.; MORGAN, G. Sociological paradigms and organizational analysis. London: Heinemann, 1979.

CHEN, H.; VOLPE, R. P. An Analysis of Personal Financial Literacy Among College Students. Financial Services Review, v. 7, n. 2, p. 107-128, 1998.

CHOI, J. J.; LAIBSON, D.; MADRIAN, B. C. Why does the Law of One Price Fail? An Experiment on Index Mutual Funds. Review of Financial Studies, v. 23, n. 4, p. 1405-1432, 2010.

COLE, S.; SAMPSON, T.; ZIA, B. Prices or Knowledge? What Drives for Financial Services in Emerging Markets? Journal of Finance, v. 66, n. 6, p. 1933-1967, 2011.

DREXLER, A.; FISCHER, G.; SCHOAR, A. Keeping it Simple: Financial Literacy and Rules of Thumb. American Economic Journal – Applied Economics, v. 6, n. 2, p. 1-31, 2014.

FERNANDES, D.; LYNCH, J. G.; NETEMEYER, R. G. Financial Literacy, Financial Education, and Downstream Financial Behaviors. Management Science, v. 60, n. 8, p. 1861-1883, 2014.

FEYERABEND, P. Contra o Método. Lisboa: Relógio D’água, 1993.

FOX, J.; BARTHOLOMAE, S.; LEE, J. Building the case for financial education. Journal of Consumer Affairs, v. 39, n. 1, p. 195-214, 2005.

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO. Fintechs: como são e como funcionam. São Paulo, 20 mar. 2019. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2020.

GABOR, D.; BROOKS, S. The digital revolution in financial inclusion: international development in the fintech era. New Political Economy, v. 22, n. 4, p. 426-436, 2016.

GATHERGOOD, J. Self-control, financial literacy and consumer over-indebtedness. Journal of Economic Psychology, v. 33, n. 3, p. 590-602, 2012.

HANS et al. Literacy Mediates Racial Differences in Financial and Healthcare Decision Making in Older Adults. Journal of the American Geriatrics Society, p. 1-7, 2020.

HASTINGS, J.; MITCHELL, O. S. How financial literacy and impatience shape retirement wealth and investments behaviors. Journal of Pension Economics and Finance, p. 1-20, 2018.

HELMUT, E. et al. Digitalization in financial services and household finance: fintech, financial literacy and financial stability. Financial Stability Report Oesterreichische Nationalbank (Austrian Central Bank), v. 35, p. 50-58, 2018.

HUSTON, S. J. Measuring Financial Literacy. Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 296-316, 2010.

IQUIAPAZA, R. A.; AMARAL, H. F.; BRESSAN, A. A. Evolução da Pesquisa em Finanças: Epistemologia, Paradigma e Críticas. Organização & Sociedade, v. 16, n. 49, p. 351-370, 2009.

JAPPELLI, T.; PADULA, M. Investment in Financial Literacy and Saving Decisions. Journal of Banking & Finance, v. 37, n. 8, p. 2779-2792, 2013.

JORGENSEN, B. L.; SAVLA, J. Financial Literacy of Young Adults: The Importance of Parental Socialization. Family Relations, v. 59, n. 4, p. 465-478, 2010.

KAPASI et al. Association of TDP-43 Pathology With Domain-specific Literacy in Older Persons. Alzheimer Disease & Associated Disorders, v. 33, n. 4, p. 315-320, 2019.

KLAPPER, L.; LUSARDI, A. Financial literacy and financial resilience: Evidence from around the world. Financial Management, p. 1-26, 2019.

KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectivas, 2000.

LUSARDI, A. Financial literacy and the need for financial education: evidence and implications. Swiss J Economics Statistics, v. 155, n. 1, 2019.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial Literacy around the world: an overview. Journal of Pension Economics & Finance, v. 10, n. 4, p. 497-508, 2011.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial literacy and retirement planning in the United States. Journal of Pension Economics & Finance, v. 10, n. 4, 509-525, 2011.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. The Economic Importance of Financial Literacy: Theory and Evidence. Journal of Economic Literature, v. 52, n. 1, p. 5-44, 2014.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S.; CURTO, V. Financial Literacy among the Young. Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 358-380, 2010.

MARSHAL, H. R. Differences in parent and child reports of the child’s experience in the use of money. Journal of Educational Psychology, v. 54, n. 3, p. 132-137, 1963.

MCDANIEL, L.; MARTIN, R. D.; MAINES, L. A. Evaluating financial reporting quality: The effects of financial expertise vs. financial literacy. Accounting Review, v. 77, p. 139-167, 2002.

MUGNAINI, R.; STREHL, L. RECUPERAÇÃO E IMPACTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ERA GOOGLE: uma análise comparativa entre o Google Acadêmico e a Web of Science. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf, 2008.

MURPHY, J. A. An Analysis of the Financial Crisis of 2008: Causes and Solutions. Disponível em: SSRN , DOI http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1295344, 2008.

NORVILITIS, J. M. et al. Personality factors, money attitudes, financial knowledge, and credit-card debt in college students. Journal of Applied Social Psychology, v. 36, n. 6, p. 1395-1413, 2006.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. International survey of Adult Financial Literacy Competencies. [S.l.]: OECD
Publishing, 2016.

PASQUINELLI, A. Carnap e o Positivismo Lógico. Lisboa: Edições, 1983.

PHILIPPATOS, G. G.; MOSCATO, D. R. Effects of Constrained Information on Player Decisions in Experimental Business Simulation: Some Empirical Evidence. Journal of the Association for Computing Machinery, vol. 18, n. 1, pp. 94-104.

POPPER, K. O Mito do Contexto. Lisboa, Ed: 70, 1999.

POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; KIRCH, G. Você é Alfabetizado Financeiramente? Descubra no Termômetro de Alfabetização Financeira. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 13, n. 2, p. 153-170, 2016.

REMUND, D. L. Financial Literacy Explicated: The Case for a Clearer Definition in an Increasingly Complex Economy. Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 276-295, 2010.

RODRIGUES FILHO, J. Desenvolvimento de diferentes perspectivas teóricas para análise das organizações. Revista de Administração Pública, v. 32, n. 4, 163-175, 1998.

SAYER, P. A new epistemology of evidence-based policy. Policy & Politics, v. 48, n. 2, p. 241-258, 2020.

SILVA, J. A.; BIANCHI, M. L. P. Cientometria: a métrica da ciência. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 11, n. 21, p. 5-10, 2001.

SORDI, V. F.; CUNHA, C. J. C.; NAYAYAMA, M. K. Criação de conhecimento nas organizações: Epistemologia, tipologia, facilitadores e barreiras. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 7, n. 2, p. 160-174, 2017.

STREITWIESER, M. L.; GOODMAN JR, J. L. A Survey of Recent Research on Race and Residential Location. Population Research and Policy Review, v. 2, p. 253-283, 1983.

THALER, R.; SUNSTEIN, C. Nudge: O empurrão para a escolha certa. New York: Penguin Group, 2008.

VAN ROOIJ, M C. J.; LUSARDI, A.; ALESSIE, R. J. M. Financial literacy and retirement planning in the Netherlands. Journal of Economic Psychology, v. 32, n. 4, p. 593-608, 2011.

VAN ROOIJ, M C. J.; LUSARDI, A.; ALESSIE, R. J. M. Financial Literacy and stock market participation. Journal of Financial Economics, v. 101, n. 2, p. 449-472, 2011.

VAN ROOIJ, M C. J.; LUSARDI, A.; ALESSIE, R. J. M. Financial Literacy, Retirement Planning and Household Wealth. Economic Journal, v. 122, n. 560, p. 449-478, 2012.
Publicado
2023-07-27
Cómo citar
Pontes, M. (2023). ABORDAGENS EPISTEMOLÓGICAS EM PUBLICAÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA. Caderno De Administração, 31(1), 158-175. https://doi.org/10.4025/cadadm.v31i1.61240
Sección
Artigos