GESTÃO ESCOLAR E ASPECTOS DA DISFUNCIONALIDADE DA BUROCRACIA: PROPOSTA DE UM MODELO CONCEITUAL

Resumen

Este estudo propõe um modelo conceitual da influência da disfunção da burocracia na gestão de uma escola pública de referência e com o maior índice IDEB. A lente teórica adotada nesta pesquisa é respaldada nas críticas em relação a Teoria da Burocracia, relacionada aos aspectos da disfuncionalidade da burocracia. Com base nos procedimentos metodológicos de Yin (2011) e Bardin (2006) é estabelecido cinco categorias de análise, tais como: controle, administração financeira, sobrecarga de trabalho, autonomia e relacionamento interpessoal. Com base nestas cinco categorias de análise, uma série de entrevistas, observações e análise documental são realizadas, e com o suporte do software Atlas T.I. Como resultado, a pesquisa demonstra que a disfunção da burocracia proporciona aumento da sobrecarga de trabalho, o que consequentemente prejudica o relacionamento interpessoal entre a equipe escolar, e vice-versa. Portanto, com estas informações é possível apresentar um modelo conceitual que reflete a gestão escolar influenciada pela disfunção da burocracia.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Valter Afonso Vieira, Departamento de Administração - UEM
Professor do Departamento de Administração - UEM

Citas

ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera. Implicações do Programa Dinheiro Direto na Escola para a gestão da escola pública. Educação & Sociedade, v. 28, n. 98, p. 253-267, 2007.

AFONSO, Almerindo Janela. O diretor enquanto gestor e as diferentes pressões e dilemas da prestação de contas na escola pública. Roteiro, n. 1, p. 327-344, 2018.

ARAUJO, Mayara; BARP, Wilson José; NUMMER, Fernanda Valli. Evidências das disfunções na burocracia: um estudo sobre a implementação do módulo BAPM. O Público e o Privado, n. 33, p. 243-268, 2019. Disponível em: < https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2265> Acesso em: 20/08/2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BRÁS, Rosilda do Carmo de Jesus. Os desafios da gestão administrativa, frente à burocracia: um estudo de caso do IFGO. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade Alves Faria. Goiânia, 2016. Disponível em: < http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/139>Acesso em: 20/08/2021.

CAPELO, Regina; POCINHO, Margarida. Autoeficácia docente: predição da satisfação dos professores. Educação em Revista, n. 54, p. 175-184, 2014. < https://doi.org/10.1590/0104-4060.37870>

CARDOSO, André Luis Rabelo; MARENCO, André. Qualidade Burocrática e Performance Estatal: Desvendando a caixa preta do município. Administração Pública e Gestão Social, v. 11, n. 4, p. 1-21, 2019. Disponível em: < https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=351560525001> Acesso em: 20/08/2021.

CARVALHO, Cynthia Paes de; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; LIMA, Maria de Fátima Magalhães de. Avaliações externas: tensões e desafios para a gestão escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 59, p. 50-76, 2014. < https://doi.org/10.18222/eae255920142856>

DASGUPTA, Aditya; KAPUR, Devesh. The political economy of bureaucratic overload: Evidence from rural development officials in India. American Political Science Review, v. 114, n. 4, p. 1316-1334, 2020. < https://doi.org/10.1017/S0003055420000477>

DRAIBE, Sônia M. A experiência brasileira recente de descentralização de programas federais de apoio ao ensino fundamental. In:COSTA, Vera Lúcia Cabral (org.). Descentralização da Educação: novas formas de coordenação e financiamento. São Paulo: Edições Fundap/Cortez, 1999 p. 68-98.

ESTEVES, Vera Vergara; PEREIRA, Wally Chan; SIANO, Lucia Maria França. Uma competência emergente na gestão escolar: a animação cultural. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 13, n. 47, p. 169-180, 2005. Disponível em: Acesso em: 20/08/2021.

ESTRADA, Adrian Alvarez; VIRIATO, Edaguimar Orquizas. A escola enquanto organização burocrática: A Gestão Escolar na perspectiva dos Diretores Escolares de Cascavel. Revista HISTEDBR On-Line, v. 12, n. 45e, p. 18-33, 2012. < https://doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640105>

FARRELL, Catherine; MORRIS, Jonathan. Theneo-bureaucratic'state: Professionals, managers and professional managers in schools, general practices and social work. Organization, v. 10, n. 1, p. 129-156, 2003. < https://doi.org/10.1177/1350508403010001380>

FERNANDES, Ciro Campos Christo; PALOTTI, Pedro Lucas de Moura. Profissionalizando a burocracia e construindo capacidades: avanços desiguais na administração pública brasileira?. Revista de Administração Pública, v. 53, n. 4, p. 687-710, 2019. < https://doi.org/10.1590/0034-761220180072>

FERREIRA, Simone Marques; MARIOTINI, Sérgio Donizeti. O papel do diretor de escola: contrapontos da administração e da gestão escolar. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, v. 2, n. 1, p. 73-84, 2015. Disponível em: < https://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/35/06042015200316.pdf> Acesso em: 20/08/2021.

FONSECA, Marília; FERREIRA, Eliza Bartolozzi; SCAFF, Elisangela Alves da Silva. Planejamento e gestão educacional no Brasil: hegemonia governamental e construção da autonomia local. Educação em Revista, v. 36, e69766, p. 1-18, 2020. < https://doi.org/10.1590/0104-4060.69766>

FONSECA, Marília; OLIVEIRA, João Ferreira. A gestão escolar no contexto das recentes reformas educacionais brasileiras. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 25, n. 2, p. 233-246, 2009. < https://doi.org/10.21573/vol25n22009.19493>

GIBBERT, Michael; RUIGROK, Winfried. The ‘‘what’’and ‘‘how’’of case study rigor: Three strategies based on published work. Organizational Research Methods, v. 13, n. 4, p. 710-737, 2010. < https://doi.org/10.1177/1094428109351319>

GOULDNER, Alvin W. Metaphysical pathos and the theory of bureaucracy. The American Political Science Review, v. 49, n. 2, p. 496-507, 1955. < https://doi.org/10.2307/1951818>

GOULD‐WILLIAMS, Julian S. et al. Civic duty and employee outcomes: Do high commitment human resource practices and work overload matter?. Public Administration, v. 92, n. 4, p. 937-953, 2014. < https://doi.org/10.1111/padm.12019>

HITT, Michael A. et al. Building theoretical and empirical bridges across levels: Multilevel research in management. Academy of Management Journal, v. 50, n. 6, p. 1385-1399, 2007. < https://doi.org/10.5465/amj.2007.28166219>

KÄRREMAN, Dan; SVENINGSSON, Stefan; ALVESSON, Mats. The return of the machine bureaucracy?-Management control in the work settings of professionals. International Studies of Management & Organization, v. 32, n. 2, p. 70-92, 2002. < https://doi.org/10.1080/00208825.2002.11043661>

LAPOLLI, Édis; GOMES, Roberto Kern. Práticas intraempreendedoras na gestão pública: um estudo de caso na Embrapa. Estudos Avançados, v. 31, n. 90, p. 127-142, 2017. < https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190009>

LÜCK, Heloísa. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em Aberto, v. 17, n. 72, p. 11-33, 2008. Disponível em: < http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/download/2634/2372> Acesso em: 20/08/2021.

LYRIO, Maurício Vasconcellos Leão; DELLAGNELO, Eloise Helena Livramento; LUNKES, Rogério João. Proposta de um modelo de análise da flexibilização da burocracia em organizações públicas com base nas dimensões sugeridas por Volberda: o caso da secretaria de estado da administração de Santa Catarina. Administração Pública e Gestão Social, v. 9, n. 4, p. 255-264, 2017.

MARIANI, Maria de Fátima Magalhães; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Criatividade no trabalho docente segundo professores de história: limites e possibilidades. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 1, p. 27-35, 2005. < https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000100003>

MARTINS, Edivaldo-Cesar Camarotti; CALDERÓN, Adolfo-Ignacio. Eficácia escolar: boas práticas à luz de estudos do governo brasileiro e das agências multilaterais. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 62, p. 1297-1327, 2019. < http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO05>

MELO, Lúcio Leite; MIRANDA, Nonato Assis. Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 36, n. 1, p. 130-152, 2020. < https://doi.org/10.21573/vol36n12020.96631>

MERRIAM, Sharan B.; TISDELL, Elizabeth J. Qualitative research: A guide to design and implementation. New Jersey: John Wiley & Sons, 2015.

MERTON, Robert K. The role-set: Problems in sociological theory. The British Journal of Sociology, v. 8, n. 2, p. 106-120, 1957. < https://doi.org/10.2307/587363>

NASCIMENTO, Vanise Panont; CHIUSOLI, Cláudio Luiz. O papel do gestor escolar: estudo de caso sobre os desafios da educação pública. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v.23, n. 2, p. 238-254, 2019. < https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.11997>

NIESZ, Tricia; KRISHNAMURTHY, Ramchandar. Movement Actors in the Education Bureaucracy: The Figured World of Activity Based Learning in Tamil Nadu. Anthropology & Education Quarterly, v. 45, n. 2, p. 148-166, 2014. < https://doi.org/10.1111/aeq.12056>

OLIVEIRA, Ivana Campos; VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 169, p. 876-900, 2018. < https://doi.org/10.1590/198053145341>

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Education at a glance 2010: OECD Indicators. Paris: OECD, 2020. Acesso em: 27 de maio de 2021.

PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 3, p. 763-778, 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/z3kMwmdfKMTGM6pb6ZKzXjt/?format=pdf&lang=pt> Acessado em: 20/08/2021.

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser; MOTTA, Fernando C. Prestes. Introdução à organização burocrática. São Paulo: Brasiliense, 1987.

PESSIN, Gisele; DEPS, Vera Lucia. IDEB e a Atuação Docente na Perspectiva da Autorregulação. Educação em Revista, v.36, e219808, 1-22, 2020. < https://doi.org/10.1590/0102-4698219808>

PETRINI, Talwana Oliveira; SALGUEIRO, Felipe Augusto Roes; DE MORAES, João Carlos Pereira. Gestão democrática e escola de qualidade: a visão de três diretores. Debates em Educação, v. 10, n. 21, p. 31-46, 2018. < https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p31-46>

POUBEL, Lucas; JUNQUILHO, Gelson Silva. Beyond management: the process of managing at a Public School of Elementary Education in Brazil. Cadernos EBAPE.BR, v. 17, n. 3, p. 539-551, 2019. < https://doi.org/10.1590/1679-395173528x>

SANTOS, Carla Cristina Sousa dos. A interferência das relações interpessoais na gestão escolar. Dissertação (Mestrado em Docência e Gestão da Educação). Porto: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, 2017. Disponível em: < http://hdl.handle.net/10284/6037> Acesso em: 20/08/2021.

SCHÜTZ, Jenerton Arlan; FUCHS, Cláudia. Gestão escolar na sociedade contemporânea: impasses e desafios para potencializar a gestão democrática. Revista Administração Educacional, v. 9, n. 1, p. 23-41, 2018. Disponível em: Acesso em: 20/08/2021.

SECCHI, Leonardo. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista de Administração Pública, v. 43, n. 2, p. 347-369, 2009. < https://doi.org/10.1590/S0034-76122009000200004>

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO – SEED. Gestão em Foco: Introdução à Gestão Pública. Superintendência da Educação. Departamento de Políticas Públicas e Tecnologias Educacionais. 2016. Acesso em 05/2018 no site

SELZNICK, Philip. An approach to a theory of bureaucracy. American Sociological Review, v. 8, n. 1, p. 47-54, 1943. < https://doi.org/10.2307/2085448>

SIGGELKOW, Nicolaj. Persuasion with case studies. Academy of Management Journal, v. 50, n. 1, p. 20-24, 2007. < https://doi.org/10.5465/amj.2007.24160882>

SOARES, Guilherme Ferreira; FARIAS, Josivania Silva. Com quem a escola pode contar? A coprodução do Ensino Fundamental público por familiares de estudantes. Revista de Administração Pública, v. 53, n. 2, p. 310-330, 2019. < https://doi.org/10.1590/0034-761220170301>

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, v. 25, n. 3, p. 123-140, 2009. < https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000300007>

VIANA, Mariana Peleje. Gestão financeira escolar: montantes, gastos e o que diretores, coordenadores e estudantes têm a dizer sobre isso. Educação Online, v. 14, n. 32, p. 131-155, 2019. < https://doi.org/10.36556/eol.v14i32.681>

WEBER, Max. Economy and society: An outline of interpretive sociology. New Jersey:University of California Press, 1978.

WICKENS, Christopher D., HOLLANDS, J. G. Engineering psychology and human performance. New York: Psychology Press, 2016.

WITTMANN, Lauro. Autonomia da escola e democratização de sua gestão: novas demandas para o gestor. Em Aberto, v. 17, n. 72, 87-96, 2000. Disponível em: < http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/download/2639/2377> Acesso em: 20/08/2021.

YIN, Robert K. Applications of case study research. Thousand Oaks, California: Sage, 2011.

ZIENTARSKI, Clarice; MENEZES, Hermeson C. M.; SILVA, Sonia de Oliveira da. “Gestão Democrática” no ensino público: Um paradoxo do estado neopatrimonista brasileiro? – O caso do Ceará. Educação em Revista, v.35, e195849, 1-35, 2019.
Publicado
2022-12-17
Cómo citar
Severgnini, E., Vieira, V. A., Singh, A., Camargo, R., & Duarte, N. (2022). GESTÃO ESCOLAR E ASPECTOS DA DISFUNCIONALIDADE DA BUROCRACIA: PROPOSTA DE UM MODELO CONCEITUAL. Caderno De Administração, 30(2), 76-98. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/61398
Sección
Artigos