PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PORTFÓLIOS FINANCEIROS DE INVESTIDORES DE VAREJO

Palavras-chave: investidor-consumidor; Bourdieu; sociologia do consumo; finanças

Resumo

Esta pesquisa parte de duas premissas. A primeira é que investidores de varejo estabelecem uma relação de consumo com instituições financeiras ao adquirirem produtos de renda fixa e/ou variável. A segunda premissa é os processos de socialização desses investidores-consumidores influenciam e são construídos nas decisões sobre a aquisição de produtos de investimento. O objetivo deste artigo foi identificar elementos das trajetórias dos sujeitos - utilizando conceitos da sociologia de Bourdieu - e associá-los à aplicação do recurso financeiro. Para alcançar a proposta, foram realizadas entrevistas com investidores individuais e aplicada, posteriormente, a Análise de Conteúdo. As entrevistas, além de revelarem a influência dos pais na gestão do dinheiro, apontaram que os investidores com preferência para a renda variável compartilham experiências no mercado financeiro nas relações interpessoais e se concentram no acúmulo de capital informacional sobre finanças; já os entrevistados com preferência para a renda fixa não possuem interesse na dinâmica do mercado e se apoiam em questões extraeconômicas na escolha dos produtos financeiros.

 

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Publicado
2023-12-18
Como Citar
Verhine, A., & Lodi, M. (2023). PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PORTFÓLIOS FINANCEIROS DE INVESTIDORES DE VAREJO. Caderno De Administração, 31(2), 7-27. https://doi.org/10.4025/cadadm.v31i2.66223
Seção
Artigos