PRESSÃO TEMPORAL, SOBRECARGA DE INFORMAÇÃO E SATISFAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO
Resumen
O estudo verifica o efeito moderador da pressão temporal na relação entre a sobrecarga de informação e a satisfação com a escolha no recrutamento e seleção de um candidato a uma vaga de emprego. Foi realizado um experimento com 137 estudantes de pós-graduação lato sensu em Gestão de Pessoas. Os resultados encontrados evidenciam que os sujeitos expostos à condição de sobrecarga de informação e pressão temporal apresentam os menores índices de satisfação com a sua escolha após um processo de tomada de decisão. A contribuição dessa pesquisa é que os gestores de Gestão de Pessoas e de outras áreas poderão entender como essas variáveis influenciam a satisfação e reavaliar o processo decisório a fim de minimizar o risco da decisão e também maximizar a satisfação ao final do processo decisório.
Descargas
Citas
ALMERI, T. M.; MARTINS, K. R.; DE PAULA, D. da S. P. O uso das redes sociais virtuais nos processos de recrutamento e seleção. Fatea ECCOM, v. 4, n. 8, p. 77-94, 2013.
ALVES, R. M. de F.; SILVA, F. N. R. da; MOTA, D. P.; MYSMAR, D.; ALVES, S. M. de F. Seleção de pessoas por meio de algoritmos genéticos. Revista de Administração da UFSM, v. 10, n. 2, p. 307-317, 2017.
ANDERSON, L. K.; TAYLOR, J. R.; HOLLOWAY, R. J. The consumer and his alternatives: An experimental approach. Journal of Marketing Research, v. 3, n. 1, p. 62-67, 1966.
ANDRIOTTI, F. K.; FREITAS, H. M. R. de; MARTENS, C. D. P.; BOISSIN, J. P. O processo de tomada de decisão instantânea e a intuição. In: Encontro da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em administração – ENANPAD, 36, 2012, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: ANPAD, 2012.
ARMOND, L. P.; CÔRTES, F. G.; SANTOS, F. A. M.; DEMO, G.; MENESES P. P. Gestão estratégica de pessoas: revisão da produção nacional de 2006 a 2015 e agenda de pesquisa para o contexto brasileiro. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração – ENANPAD, 40, 2016, Costa do Sauipe, Anais... Rio de Janeiro: ANPAD: 2016.
BAWDEN, D. Information and digital literacies: a review of concepts. Journal of Documentation, v. 57, n. 2, p. 218-259, 2001.
BARBOSA, A. C. Q. Gestão de Recursos Humanos: Realidade Atual e Perspectivas. In: SILVA, J. R.; BARBOSA, A. C. Q. (Orgs). Estado, Empresas e Sociedade. Um Mosaico Luso-Brasileiro. Lisboa: Edições Colibri. 2009.
BAZERMAN, M. Judgment in Managerial Decision Making. 3. ed. New York: Wiley, 1994.
BEZERRA, E. D. Intuição, Improviso e Criatividade: Estudo Observacional da Tomada de Decisão no Filme Apollo 13. In: Encontro da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em administração – ENANPAD, 40, 2016, Costa do Sauipe. Anais… Rio de Janeiro: ANPAD, 2016.
BERGER, J.; DRAGANSKA, M.; SIMONSON, I. The Influence of Product Variety on Brand Perception and Choice. Marketing Science, v. 26, n. 4, p. 460-472, 2007.
BRANDSTÄTTER, E.; GIGERENZER, G.; HERTWIG, R. The priority heuristic: Choices without tradeoffs. Psychological Review, v. 113, n. 2, p. 409-432, 2006.
CAMANHO, R.; MORAES, E. A. de. Impactos da Utilização do AHP na efetividade de uma reunião para tomada de decisão estratégica. In: Encontro da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em administração – ENANPAD, 38, 2014, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: ANPAD, 2014.
CHAIM, D. F.; MARTINELLI, C. R.; AZEVEDO, M. M. Redes Sociais on-line e seleção de pessoas: LinkedIn e SERVQUAL. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 1, n. 3, p. 30-42, 2012.
CHERNEV, A. When More is Less and Less is More: The Role of Ideal Point Availability and Assortment in Consumer Choice. Journal of Consumer Research, v. 30, n. 2, p. 170-183, 2003.
DE RÉ, C. A.; DE RÉ, M. A. Processos do Sistema de Gestão de Pessoas. In: BITENCOURT, C. C. (Org.). Gestão Contemporânea de Pessoas. Porto Alegre: Editora Bookman, 2011.
DHAR, R.; NOWLIS, S. M. The Effect of Time Pressure on Consumer Choice Deferral. Journal of Consumer Research. v. 25, n. 4, p. 369-384, 1999.
DUTRA, J. S. Gestão de pessoas. Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas. 2002.
EDLAND, A.; SVENSON, O. Judgment and Decision Making Under Time Pressure. In: SVENSON, O.; MAULE, A. J. Time Pressure and Stress in Human Judgment and Decision Making. New York: Plenum, p. 27-40, 1993.
FERREIRA, A. F. A tomada de decisão: os aspectos do processo decisório e o uso da racionalidade na busca pelo sucesso nas decisões. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão, 4, 2010, Pernambuco. Anais... Pernambuco: SENAC, 2010.
GE, X.; MESSINGER, P. R.; Li, J. Influence of Sold out Products on Consumer Choice. Journal of Retailing, v. 85, n. 3, p. 274-287, 2009.
HAHN, M; LAWSON, R; LEE, Y.G. The effect of time pressure and information load on decision quality. Psychology & Marketing, v. 9, n. 5, p. 365-378, 1992.
HAYNES, G. A. Testing the boundaries of the choice overload phenomenon: The effect of number of options and time pressure on decision difficulty and satisfaction. Psychology & Marketing, v. 26, n. 3, p. 204-212, 2009.
HELGESON, J. G.; URSIC, M. L. Information load, cost/benefit assessment and decision strategy variability. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 21, n. 1, p. 13-20, 1993.
HERNANDEZ, J. M. C.; BASSO, K.; BRANDÃO, M. M. Pesquisa experimental em marketing. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 2, p. 96-115, 2014.
HUNT, A. W. A decision rule technique for predicting academic success. Decision Sciences, v. 1, n. 8, p. 270-286, 1977.
IYENGAR, S. S.; LEPPER, M. R. When Choice Is Demotivating: Can One Desire Too Much of a Good Thing? Journal of Personality and Social Psychology, v. 79, n. 6, p. 995–1006, 2000.
JACOBY, J. Perspectives on information overload. Journal of Consumer Research. v. 10, n. 4, p. 432-436, 1984.
JACOBY, J; SPELLER D. E.; BERNING, C. Brand choice behavior as a function of information load. Journal of Marketing Research, v. 11, n. 1, p. 63-69, 1974.
JONES, B. D. Bounded rationality. Annual Review of Political Science, v. 2, p. 297-321, 1999.
KELLER, K; STAELIN, R. Effects of quality and quantity of information on decision effectiveness. Journal of Consumer Research, v. 14, n. 2, p. 200-213, 1987.
LUCIAN, R.; FARIAS, S. A. P. Quanto mais informações melhor? Um experimento acerca dos efeitos da sobrecarga de informações na compra de um produto no varejo eletrônico. In: Encontro da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em administração – ENANPAD, 32, 2008, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
LENGNICK-HALL, M. L.; LENGNICK-HALL, C. A.; ANDRADE, L. S.; DRAKE, B. Strategic human resource management: the evolution of the field. Human Resource Management Review, v. 19, n. 2, p. 64-85, 2009.
LIN, C.; WU, P. How to Deal with Conflicts? The Effect of Consumers’ Subjective Time Pressure on Product Attitude Judgment and Choice. Journal of American Academy of Business, v. 6, n. 1, p. 219-224, 2005.
MACEDO, M.; OLIVEIRA, M. A.; ALYRIO, R. D.; ANDRADE, R. O. B. Heurísticas e vieses de decisão: a racionalidade limitada no processo decisório. 2007. Disponível em:
MALHOTRA, N. K. Information load and consumer decision making. Journal of Consumer Research, v. 10, n. 4, p. 419-430, 1982.
MARTINS, V. M. C.; MARTINS, R. S. de M.; SIEDENBERG, D. R.; GRIEBELER, M. P. D. Gestão da inovação em empresas que adotam diferentes processos de tomadas de decisão. Revista Gestão & Tecnologia, v. 15, n. 3, p. 211-244, 2015.
MOGILNER C.; RUDNICK, T.; IYENGAR, S. S. The mere categorization effect: how the presence of categories increases choosers perceptions of assortment variety and outcome satisfaction. Journal of Costumers Research, v. 35, n. 2, p. 202-215, 2008.
OLIVER, R. L. Satisfaction: a behavioral perspective on the consumer. New York: McGraw-Hill Company, 1997.
PIJPERS, G. Information Overload: A System for Better Managing Everyday Data. John New Jersey: Wiley & Sons, 2010.
REIS, S. L. V.; TEIXEIRA, L. A. A.; ANDRADE, D. F. A sobrecarga de informações diante da atenção interrupções e multitarefas. In: Encontro da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em administração – ENANPAD, 37, 2013, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2013.
ROBBINS, S. P. Administração: Mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.
ROTHSTEIN, H. G. The effects of time pressure on judgment in multiple cue probability learning. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 37, n. 1, p. 83-92 .1986.
RICHEY, B.; WALLY, S. Strategic Human Resource Strategies For Transnationals in Europe. Human Resource Management, v. 8, n. 1, p. 79-97, 1998.
SCHEIBEHENNE, B., GREIFENEDER, R.; TODD, P. M. Can there ever be too many options? A meta-analytic review of choice overload. Journal of Consumer Research, v. 37, n. 3, p. 409-425, 2010.
SCAMMON, D. L. ‘Information load’ and consumers. Journal of Consumer Research, v. 4, n. 3, p. 148-155, 1977.
SCHWARTZ, B.; WARD, A.; MONTEROSSO, J.; LYUBOMIRSKY, S.; WHITE, K.; LEHMAN, D. R. Maximizing versus satisficing: Happiness is a matter of choice. Journal of Personality and Social Psychology, v. 83, n. 5, p. 1178-1197, 2002.
SCHICK, A. G.; GORDON, L. A.; HAKA, S. Information overload: A temporal approach. Accounting, Organizations and Society, v. 15, n. 3, p. 199-220, 1990.
SCHNEIDER, S. C. Information overload: Causes and consequences. Human Systems Management, v. 7, n. 2, p. 143-153, 1987.
SIMON, H. Administrative Behavior: A study of decision-marketing process in administrative organization. 4 ed. New York: Free Press, 1997.
SMITH, K. J.; MITCHELL, T. R.; BEACH, L. R. A cost-benefit mechanism for selecting problem solving strategies: some extension and empirical tests. Organizational Behavior and Human Performance. v. 29, n. 3, p. 370-396, 1982.
SOUZA, A. A.; PASSOLONGO, C. Avaliação de sistemas de informação contábeis: estudo de casos múltiplos. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 8, n. 2, p. 177-205, 2009.
TVERSKY, A.; KAHNEMAN, D. Judgment under uncertainty: Heuristics and biases. Science, v. 185, n. 4157, p. 1124-1131, 1974.
VERPLANKEN, B. Need for cognition and external information search: Responses to time pressure during decision-making. Journal of Research in Personality, v. 27, n. 3, p. 238-252, 1993.
WRIGHT, P. The harassed decision maker: Time pressures, distractions, and the use of evidence. Journal of Applied Psychology, v. 59, n. 5, p. 555-561, 1974.
ZARIFIAN, P. O modelo competência. Trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Editora Senac, 2003.
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.