<b>Círculo de cultura como intervenção educativa para promoção da saúde de idosos hipertensos / Culture circle in hypertensive elderly health promotion: experience report

  • Ana Larissa Gomes Machado Universidade Federal do Piauí/CSHNB
  • Fernanda Moura Borges Universidade Federal do Piauí/CSHNB
  • Ana Zaira da Silva Universidade Federal do Piauí/CSHNB
  • Ana Cristina Pereira de Jesus Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Thereza Maria Magalhães Moreira Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Neiva Francenely Cunha Vieira Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Educação em Saúde. Saúde do Idoso. Hipertensão. Enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar a experiência do Círculo de Cultura como intervenção educativa para promoção da saúde de idosos hipertensos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, a partir de vivência educativa com 60 idosos acompanhados na atenção primária à saúde, no período de setembro a dezembro de 2014. Os dados foram coletados e analisados em três etapas: investigação temática, tematização e problematização, conforme o método de Paulo Freire. Resultados: Relataram-se as dinâmicas e os materiais instrucionais utilizados, com destaque para o protagonismo dos idosos em todas as etapas do Círculo de Cultura, os quais refletiram acerca de suas práticas de saúde e participaram ativamente das atividades propostas. Conclusão: A intervenção educativa em tela mostrou-se eficaz na promoção da saúde dos idosos, ao favorecer sua atuação como sujeito das ações instrucionais e ampliar a sua capacidade de decisão acerca do tratamento, devendo ser integrada ao cuidado de idosos hipertensos na atenção primária. 

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Biografia do Autor

Ana Larissa Gomes Machado, Universidade Federal do Piauí/CSHNB
Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piaui/CSHNB. Picos-PI.
Fernanda Moura Borges, Universidade Federal do Piauí/CSHNB
Estudante de Enfermagem da UFPI.
Ana Zaira da Silva, Universidade Federal do Piauí/CSHNB
Mestranda em Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Curso de Enfermagem da UFPI.
Ana Cristina Pereira de Jesus, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Thereza Maria Magalhães Moreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Enfermagem da UECE
Neiva Francenely Cunha Vieira, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da UFC
Publicado
2017-06-29
Como Citar
Machado, A. L. G., Borges, F. M., Silva, A. Z. da, Jesus, A. C. P. de, Moreira, T. M. M., & Vieira, N. F. C. (2017). <b&gt;Círculo de cultura como intervenção educativa para promoção da saúde de idosos hipertensos / Culture circle in hypertensive elderly health promotion: experience report. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(1). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i1.33551
Seção
Relatos de experiência