O brincar como instrumento terapêutico na visão da equipe de saúde

  • Clélia Albino Simpson Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dulcian Medeiros de Azevedo UFRN
  • Josefa Josete da Silva Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Alice Rocha Justino Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco Arnoldo Nunes de Miranda Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Palavras-chave: Criança hospitalizada, Enfermagem pediátrica, Ludoterapia, Equipe de assistência ao paciente

Resumo

O ato de brincar apresenta-se como um importante recurso para a criança compreender o mundo que a cerca e o que acontece com ela, possibilitando a elaboração de conflitos, frustrações e traumas. Objetivamos investigar o nível de aceitação e eficácia das atividades voluntárias desenvolvidas no HUAC, na visão dos profissionais de saúde. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de campo realizada num hospital público de Campina Grande - PB, em maio de 2004. Foi enviado à equipe de saúde um questionário com perguntas objetivas e subjetivas a respeito as atividades voluntárias desenvolvidas no serviço de pediatria. Dentre os 11 sujeitos da pesquisa, sete afirmaram que o trabalho consegue diminuir o período de internação das crianças e que a aceitação dos procedimentos clínicos é favorecida, interferindo de maneira positiva. Todos os entrevistados recomendariam este tipo de trabalho para outras instituições que prestam assistência à crianças. Na visão da maioria, o benefício das atividades voluntárias supera o risco de infecção cruzada. Verificamos aceitação dos profissionais de saúde diante das atividades voluntárias dirigidas às crianças internadas. Ao mesmo tempo, as recreações e brincadeiras dos palhaços diminuíram o estresse causado pela hospitalização e favoreceram a aceitação dos procedimentos clínicos realizados.

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Biografia do Autor

Clélia Albino Simpson, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Clélia Albino Simpson concluiu o Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) em 1999. Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Publicou 2 Livros, 13 artigos em periódicos especializados e 63 trabalhos em anais de eventos. Participou de 31 eventos no Brasil. Orientou 6 Dissertações de Mestrado, 6 Monografias de Especialização, além de ter orientado 29 trabalhos de conclusão de curso na área de Enfermagem. Participa de 4 Projetos de Pesquisa, sendo Coordenadora em 2 deles com financiamento, e Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis-2006 / Ofício Curricular MEC 003454/2006). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nas seguintes áreas: hanseníase, políticas públicas, história oral, tuberculose, representações sociais. Currículo Lattes
Dulcian Medeiros de Azevedo, UFRN
Possui Graduação em Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB-2005) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-2008). Atualmente é Professor Substituto da Disciplina Semiologia e Semiotécnica do Departamento de Enfermagem (DENF-UFRN). Participou de 35 eventos científicos locais, regionais e nacionais, publicou 39 resumos em anais de congressos e eventos científicos, sendo 31 deles na condição de relator. Publicou 11 artigos em periódicos de enfermagem (Qualis B Nacional e C Internacional), com participação em 06 projetos de pesquisa (02 em andamento). Tem experiência clínica em Enfermagem Psiquiátrica/Saúde Mental, e experiência docente em Enfermagem Psiquiátrica/Saúde Mental e Semiologia/Semiotécnica. Currículo Lattes
Josefa Josete da Silva Santos, Universidade Estadual da Paraíba
possui mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (1991) . Atualmente é professor titular da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Enfermagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: limpeza, mamilo, microbiologia. Currículo Lattes
Maria Alice Rocha Justino, Universidade Federal de Campina Grande
Possui graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade Estadual da Paraíba (1996). Atualmente é Enfermeira do Hospital Antonio Targino e Enfermeira do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Centro cirurgico e CCIH. Currículo Lattes
Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1980), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Enfermagem Psiquiátrica USP - Ribeirão Preto. Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica na Saúde do Adulto no Contexto da Clínica Ampliada e Ações Promocionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, formação de recursos humanos, saúde do homem, extensão e pesquisa qualitativa com predomínio dos recursos gráficos, sexualidade humana, cotidiano e procedimentos projetivos gráficos. Currículo Lattes
Publicado
2008-06-24
Como Citar
Simpson, C. A., Azevedo, D. M. de, Santos, J. J. da S., Justino, M. A. R., & Miranda, F. A. N. de. (2008). O brincar como instrumento terapêutico na visão da equipe de saúde. Ciência, Cuidado E Saúde, 6(3), 335-341. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v6i3.4018
Seção
Artigos originais