Playing as a therapeutic instrument in the view of a health care team

  • Clélia Albino Simpson Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dulcian Medeiros de Azevedo UFRN
  • Josefa Josete da Silva Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Alice Rocha Justino Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco Arnoldo Nunes de Miranda Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Keywords: Hospitalized child, Pediatric nursing, Play therapy, Patient Care Team.

Abstract

The act of playing represents an important tool for the children to understand the world that surrounds them and what happens with them, making possible the elaboration of conflicts, frustrations and traumas. We aimed to investigate the level of approval and efficacy of the volunteer activities developed at Alcides Carneiro University Hospital, in the view of health professionals. This was a descriptive and field research, carried out at a public hospital in Campina Grande, Paraíba State, Brazil, in May 2004. A questionnaire with objective and subjective questions about volunteer activities developed at the pediatric service was given to the health care team. Among the 11 research subjects, seven of them stated that this work reduces the hospitalization period for children, and that the approval for clinic procedures is improved, thus interfering in a positive way. All interviewees would recommend this work to other institutions that offer care for children. In the view of most, the benefit of the volunteer activities outweighs the risk of cross-infection. We observed approval by health professionals to the volunteer activities directed to hospitalized children. The same happened with the recreation and the clown’s jokes, which reduced the stress caused by the hospitalization and favored the approval of clinic procedures by the patients.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Clélia Albino Simpson, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Clélia Albino Simpson concluiu o Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) em 1999. Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Publicou 2 Livros, 13 artigos em periódicos especializados e 63 trabalhos em anais de eventos. Participou de 31 eventos no Brasil. Orientou 6 Dissertações de Mestrado, 6 Monografias de Especialização, além de ter orientado 29 trabalhos de conclusão de curso na área de Enfermagem. Participa de 4 Projetos de Pesquisa, sendo Coordenadora em 2 deles com financiamento, e Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis-2006 / Ofício Curricular MEC 003454/2006). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nas seguintes áreas: hanseníase, políticas públicas, história oral, tuberculose, representações sociais. Currículo Lattes
Dulcian Medeiros de Azevedo, UFRN
Possui Graduação em Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB-2005) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-2008). Atualmente é Professor Substituto da Disciplina Semiologia e Semiotécnica do Departamento de Enfermagem (DENF-UFRN). Participou de 35 eventos científicos locais, regionais e nacionais, publicou 39 resumos em anais de congressos e eventos científicos, sendo 31 deles na condição de relator. Publicou 11 artigos em periódicos de enfermagem (Qualis B Nacional e C Internacional), com participação em 06 projetos de pesquisa (02 em andamento). Tem experiência clínica em Enfermagem Psiquiátrica/Saúde Mental, e experiência docente em Enfermagem Psiquiátrica/Saúde Mental e Semiologia/Semiotécnica. Currículo Lattes
Josefa Josete da Silva Santos, Universidade Estadual da Paraíba
possui mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (1991) . Atualmente é professor titular da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Enfermagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: limpeza, mamilo, microbiologia. Currículo Lattes
Maria Alice Rocha Justino, Universidade Federal de Campina Grande
Possui graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade Estadual da Paraíba (1996). Atualmente é Enfermeira do Hospital Antonio Targino e Enfermeira do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Centro cirurgico e CCIH. Currículo Lattes
Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1980), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Enfermagem Psiquiátrica USP - Ribeirão Preto. Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica na Saúde do Adulto no Contexto da Clínica Ampliada e Ações Promocionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, formação de recursos humanos, saúde do homem, extensão e pesquisa qualitativa com predomínio dos recursos gráficos, sexualidade humana, cotidiano e procedimentos projetivos gráficos. Currículo Lattes
Published
2008-06-24
How to Cite
Simpson, C. A., Azevedo, D. M. de, Santos, J. J. da S., Justino, M. A. R., & Miranda, F. A. N. de. (2008). Playing as a therapeutic instrument in the view of a health care team. Ciência, Cuidado E Saúde, 6(3), 335-341. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v6i3.4018
Section
Original articles