El jugar como dispositivo terapéutico en la visión del equipo de salud

  • Clélia Albino Simpson Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dulcian Medeiros de Azevedo UFRN
  • Josefa Josete da Silva Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Alice Rocha Justino Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco Arnoldo Nunes de Miranda Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Palabras clave: Niño hospitalizado, Enfermería pediátrica, Ludoterapia, Grupo de Atención al Paciente.

Resumen

El acto de jugar viene como un recurso importante para el niño entender el mundo que lo cerca y lo que pasa con él, haciendo posible la elaboración de conflictos, frustraciones y traumas. Nosotros apuntamos a investigar el nivel de aceptación y efectividad de las actividades voluntarias desarrolladas en HUAC, en la visión de los profesionales de salud. Se trata de una Investigación descriptiva y de campo, cumplida en un hospital público de Campina Grande-PB, durante mayo de 2004. fue pasado al equipo de salud una encuesta con el objetivo y las preguntas subjetivas con respecto a actividades voluntarias desarrolladas en el servicio de la pediatría. Entre los 11 sujetos de la investigación, siete afirmaron que el trabajo consigue reducir el período de la internación de los niños, y que la aceptación a los procedimientos clínicos es favorecida, interfiriendo de una manera positiva. Todos los investigados recomendarían este tipo de trabajo para otras instituciones que dan la asistencia a los niños. En la visión de la mayoría, el beneficio de las actividades voluntarias supera el riesgo de infección cruzada. Nosotros averiguamos la aceptación de los profesionales de salud frente a las actividades voluntarias encaminadas a los niños internados. Al mismo tiempo, las recreaciones y los juegos de los payasos redujeron la tensión causada por la hospitalización y ellas favorecieron la aceptación de procedimientos clínicos realizados.

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Biografía del autor/a

Clélia Albino Simpson, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Clélia Albino Simpson concluiu o Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) em 1999. Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Publicou 2 Livros, 13 artigos em periódicos especializados e 63 trabalhos em anais de eventos. Participou de 31 eventos no Brasil. Orientou 6 Dissertações de Mestrado, 6 Monografias de Especialização, além de ter orientado 29 trabalhos de conclusão de curso na área de Enfermagem. Participa de 4 Projetos de Pesquisa, sendo Coordenadora em 2 deles com financiamento, e Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis-2006 / Ofício Curricular MEC 003454/2006). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nas seguintes áreas: hanseníase, políticas públicas, história oral, tuberculose, representações sociais. Currículo Lattes
Dulcian Medeiros de Azevedo, UFRN
Possui Graduação em Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB-2005) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-2008). Atualmente é Professor Substituto da Disciplina Semiologia e Semiotécnica do Departamento de Enfermagem (DENF-UFRN). Participou de 35 eventos científicos locais, regionais e nacionais, publicou 39 resumos em anais de congressos e eventos científicos, sendo 31 deles na condição de relator. Publicou 11 artigos em periódicos de enfermagem (Qualis B Nacional e C Internacional), com participação em 06 projetos de pesquisa (02 em andamento). Tem experiência clínica em Enfermagem Psiquiátrica/Saúde Mental, e experiência docente em Enfermagem Psiquiátrica/Saúde Mental e Semiologia/Semiotécnica. Currículo Lattes
Josefa Josete da Silva Santos, Universidade Estadual da Paraíba
possui mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (1991) . Atualmente é professor titular da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Enfermagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: limpeza, mamilo, microbiologia. Currículo Lattes
Maria Alice Rocha Justino, Universidade Federal de Campina Grande
Possui graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade Estadual da Paraíba (1996). Atualmente é Enfermeira do Hospital Antonio Targino e Enfermeira do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Centro cirurgico e CCIH. Currículo Lattes
Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1980), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Enfermagem Psiquiátrica USP - Ribeirão Preto. Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica na Saúde do Adulto no Contexto da Clínica Ampliada e Ações Promocionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, formação de recursos humanos, saúde do homem, extensão e pesquisa qualitativa com predomínio dos recursos gráficos, sexualidade humana, cotidiano e procedimentos projetivos gráficos. Currículo Lattes
Publicado
2008-06-24
Cómo citar
Simpson, C. A., Azevedo, D. M. de, Santos, J. J. da S., Justino, M. A. R., & Miranda, F. A. N. de. (2008). El jugar como dispositivo terapéutico en la visión del equipo de salud. Ciência, Cuidado E Saúde, 6(3), 335-341. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v6i3.4018
Sección
Articulo originale