A utilização do método altadir de planejamento popular em atividades de estágio curricular

  • Lacita Menezes Skalinski UEM
  • Maria José Scochi UEM
  • Thaís Aidar Freitas Mathias UEM
Palavras-chave: Educação em saúde, Saúde da família, Estudantes de enfermagem, Enfermagem em saúde pública.

Resumo

O presente trabalho relata a utilização do Método Altadir de Planejamento Popular durante estágio curricular do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR, no levantamento e seleção de problemas e elaboração de estratégias para a sua resolução. Percebeu-se que os Agentes Comunitários de Saúde, que trabalham no Programa de Saúde da Família sentiam dificuldades para identificar situações de risco e esclarecer as dúvidas da população durante as visitas domiciliares. Como conseqüência, o profissional não cumpria plenamente suas funções e a educação em saúde não atingia toda a comunidade. Na busca da resolução desse problema foram realizadas oficinas com temas previamente definidos em conjunto com os Agentes. Ao término dos encontros, observou-se maior segurança ao comunicarem-se com a população e aproveitamento das atribuições desses profissionais.

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Biografia do Autor

Lacita Menezes Skalinski, UEM
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva. Especialista em Saúde Coletiva e Mestranda em Saúde Pública Currículo Lattes
Publicado
2008-09-22
Como Citar
Skalinski, L. M., Scochi, M. J., & Mathias, T. A. F. (2008). A utilização do método altadir de planejamento popular em atividades de estágio curricular. Ciência, Cuidado E Saúde, 5(1), 075-081. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v5i1.5141
Seção
Relatos de experiência