O processo de ensino-aprendizagem em situação de estágio em enfermagem: discussões teóricas acerca do processo avaliativo

  • Ieda Harumi Higarashi UEM
Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Estágio, Enfermagem, Avaliação saúde.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal promover algumas discussões acerca do processo formativo do profissional enfermeiro, em especial sobre o processo avaliativo em estágios supervisionados, à luz de dois referenciais teóricos distintos que tratam da questão do processo de ensino-aprendizagem: Piaget e Vygotsky. Mais do que defender congruências ou discrepâncias entre essas duas linhas teóricas, o trabalho procura reafirmar a importância de melhor conhecer o processo de ensinar e aprender para o alcance de uma maior efetividade das ações docentes e, conseqüentemente, do próprio processo formativo desses profissionais.

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Biografia do Autor

Ieda Harumi Higarashi, UEM
possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1986) , especialização em Enfermagem Pediátrica e Puericultura pela Universidade Federal de São Paulo (1987) , mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003) . Atualmente é Professor não titular da Universidade Estadual de Maringá e Membro da CONEP do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem , com ênfase em Enfermagem Pediátrica. Currículo Lattes
Publicado
2008-10-07
Como Citar
Higarashi, I. H. (2008). O processo de ensino-aprendizagem em situação de estágio em enfermagem: discussões teóricas acerca do processo avaliativo. Ciência, Cuidado E Saúde, 4(1), 095-104. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v4i1.5378
Seção
Artigos de reflexão