Assistência estudantil a universitários em licença médica: um estudo de caso
Resumen
Objetivo: compreender como ocorre o processo de assistência estudantil a universitários em licença médica. Método: estudo de caso, exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado entre agosto de 2018 e maio de 2019, em uma universidade pública localizada no sudeste brasileiro. Analisaram-se 46 processos abertos por estudantes; obtiveram-se 15 depoimentos de coordenadores de cursos, professores, estudantes e profissionais da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, além de 12 respostas a um questionário on-line preenchido pelos discentes. Utilizou-se da Análise de Conteúdo de Bardin para o tratamento dos dados. Resultados: há demora na tramitação dos processos, diferenças de conduta no gerenciamento dos casos, falta de credibilidade na condição de saúde do discentee de flexibilização do conteúdo, além de pouco conhecimento sobre o direito à assistência estudantil em situações de licença médica. Faz-se necessária maior divulgação desse direito e sistematização dos trâmites na instituição. Considerações finais: diante das dificuldades apontadas e das demandas apresentadas, explicita-se a necessidade de maior investimento na assistência estudantil que considere os diversos aspectos da vida dos estudantes, em especial a saúde, com orientação no processo ensino-aprendizagem e acompanhamento psicopedagógico nos casos de licença médica.
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Citas
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