Análise dos projetos político-pedagógicos de cursos da saúde sobre educação interprofissional em uma universidade pública

Palavras-chave: Educação interprofissional, Currículo, Estratégias de saúde, Política de educação superior, Universidades

Resumo

Objetivo: analisar as concepções e estratégias de educação interprofissional presentes nos Projetos Político-pedagógicos dos cursos de graduação na área de saúde de uma universidade pública federal. Método: pesquisa descritiva e documental, com abordagem qualitativa, realizada com os projetos político-pedagógicos dos cursos de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição e odontologia desta Universidade. A coleta de dados ocorreu no período de novembro a dezembro de 2022.  Para a organização e análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Resultados: obtiveram-se duas categorias e uma subcategoria, intituladas, respectivamente: “Concepções que visam à interdisciplinaridade”; “O trabalho multiprofissional na linha, porém uniprofissional nas entrelinhas”, e “Poucos avanços nas concepções e estratégias de educação interprofissional”. Observou-se que as estratégias que visam à educação interprofissional são escassas e que a estrutura dos projetos e dos currículos é predominantemente uniprofissional. Considerações finais: a educação interprofissional no cenário estudado é incipiente e há poucos avanços nas estratégias formalmente previstas nos currículos, embora existam tentativas de aproximação, a partir de uma concepção de trabalho multidisciplinar.

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Biografia do Autor

Lígia Beatriz de Souza Muro, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

José Cesar de Araújo, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. UNIFAL-MG.

Nielly Andrade de Carvalho Ribeiro, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem. UNIFAL-MG.

Silvana Maria Coelho Leite Fava, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Doutora em Ciências. UNIFAL-MG.

Rogério Silva Lima, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeiro, Doutor em Ciências. UNIFAL-MG.

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Publicado
2025-02-28
Como Citar
Muro, L. B. de S., Araújo, J. C. de, Ribeiro, N. A. de C., Fava, S. M. C. L., & Lima, R. S. (2025). Análise dos projetos político-pedagógicos de cursos da saúde sobre educação interprofissional em uma universidade pública. Ciência, Cuidado E Saúde, 24(1). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/69720
Seção
Artigos originais