Aplicabilidade prática do projeto apice on para qualificação da atenção obstétrica em hospital de ensino¹
Resumen
Objetivo: caracterizar a assistência obstétrica e neonatal em um hospital de ensino integrante do projeto Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia. Método: estudo de caso por Método Misto. A etapa qualitativa, conduzida entre outubro de 2021 e abril de 2022, contou com 18 entrevistas semiestruturadas de profissionais da maternidade analisadas segundo a modalidade temática de Bardin. A etapa quantitativa, representada por um estudo transversal, ocorreu entre dezembro de 2022 e abril de 2023, incluiu uma amostra de 2.113 mulheres, com idade gestacional ≥ 22 semanas, com nascimento via parto normal e cesariana, no período de execução do projeto. As variáveis submetidas à análise estatística descritiva foram as características individuais e obstétricas; classificação do grupo de Robson, práticas apropriadas no trabalho de parto e as não recomendadas. Resultados: os indicadores obstétricos e neonatais apontaram que esta instituição caminha rumo à consolidação da humanização do parto, mas ainda apresenta adversidades para o cumprimento dos requisitos suscitados pelo projeto. Conclusão: evidenciou-se a complexidade na implementação de evidências científicas e a relevância do trabalho contínuo com indicadores como uma importante ferramenta de avaliação institucional, os quais devem ser pauta nos espaços de discussão multiprofissional.
1Manuscrito extraído da Tese intitulada “A transição da inserção de enfermeiras obstétricas em sala de parto de hospital de ensino como estratégia do projeto Apice On para a ressignificação do parto e nascimento: um estudo de caso”, defendido em 2023, pelo Programa Acadêmico Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde da Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Descargas
Citas
Rocha KKA, Leitão KRS, Sousa IMO, Ferreira CA, Galvão KEPG, Correa RGCF. Avaliação das Boas práticas obstétricas no processo de parturição. Saúde Coletiva (Barueri). 2022; 12(79): 11045-58. Doi: 10.36489/saudecoletiva.2022v12i79p11045-11058
Gama SGN, Viellas EF, Medina ET, Tuesta AA, Silva CKRT, Silva SD, et al. Atenção ao parto por enfermeira obstétrica em maternidades vinculadas à Rede Cegonha, Brasil-2017. Ciênc. saúde coletiva. 2021; 26(3): 919-29. Doi: 10.1590/1413-81232021263.28482020
Pinto KRTF, Zani AV, Bernardy CCF, Rossaneis MA, Rodrigues R, Parada CMGL. Fatores associados a intervenções obstétricas em maternidades públicas. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. 2020; 20(4): 1091-1100. Doi: 10.1590/1806-93042020000400009
Oliveira LLF, Trindade RFC, Santos AAP, Pinto LMTR, Silva AJC, Almeida MS. Characterization of obstetric care developed in teaching hospitals in a capital of northeast Brazil. Rev. Bras. Enferm. 2022; 75(1): e20200896. Doi: 10.1590/0034-7167-2020-0896
Leal MC, Bittencourt DAS, Caetano KS, Vilela MEA, Thomaz EBAF, Gama SGN, et al. Atenção ao parto e nascimento em maternidades no âmbito da Rede Cegonha- Sumário Executivo. Construindo dignidade e autonomia no parir e nascer no SUS. [on-line]. 2021 [citado em 20 ago 2024]. Disponível em:
Leal MC, Torres JA, Domingues RMSM, Theme Filha MM, Bittencourt SDA, Dias MAB, et al. Nascer no Brasil. Sumário Executivo Temático da Pesquisa. A mãe sabe como parir, e o bebê sabe como e quando que nascer. [on-line]. 2014 [citado em 22 ago 2024]. Disponível em: https://nascernobrasil.ensp.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/Sum%C3%A1rio-executivo-I.pdf
Chourabi LF, Cecchetto F, Njaine K. “Tirando o jaleco”: notas etnográficas sobre as práticas obstétricas em um hospital de ensino. Physis. 2022; 32(2): e320217. Doi: 10.1590/S0103-73312022320217
Carvalho EMP, Göttems LBD, Guilem DB. O ensino das boas práticas obstétricas na perspectiva dos preceptores da residência. Ciênc. saúde coletiva. 2022; 25(5): 1763-1722. Doi: 10.1590/1413-81232022275.23872021
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia [on-line]. 2017 [citado em 02 set 2024]. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/apice/publicacoes/
Meleis IA. Transitions Theory. Middle Range and Situation Specific Theories in Nursing Research and Practice. New York: Springer Publishing Company: 2010.
Mendes YMMB, Rattner D. Estrutura e práticas de hospitais integrantes do Projeto Apice On: estudo de linha de base. Rev. Saúde Pública. 2020; 54(23): 1-13. Doi: 10.11606/s1518-8787.2020054001497
Mendes YMMB, Rattner D. Cesarean sections in Brazil’s teaching hospitals: an analysis using Robson Classification. Rev Panam Salud Publica. 2021; 45: e16.
Doi: 10.26633/RPSP.2021.16.
Santos MPS, Capelanes BCS, Rezende KTA, Chirelli MQ. Humanização do parto: desafios do Projeto Apice On. Ciênc. saúde coletiva. 2022; 27(5): 1793-1802. Doi: 10.1590/1413-81232022275.23602021
Creswell JW, Clark VLP. Pesquisa de Métodos Mistos. 2º ed. Porto Alegre: Penso: 2013.
Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70: 2016.
Observatório Obstétrico Brasileiro. Resumo de Indicadores. [on-line]. 2022 [citado em 05 set 2024]. Disponível em: https://observatorioobstetricobr.org/paineis/
Alcântara NA, Silva TP. Práticas obstétricas na assistência ao parto e nascimento de risco habitual. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. 2021; 21(03): 773-83, 2021. Doi: 10.1590/1806-93042021000300003
Nakata TN, Colombiano IMC, Rodrigues RMS. Análise das boas práticas de atenção ao parto em maternidade pública de Roraima. Femina. [on-line]. 2022 [citado em 11 ago 2024]; 50(6): 360-6. Disponível em:https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1380718
Alkhunaizi AN, Al-Otaibi AG, Alharbi MF, Bahari G. Exploring Healthcare Providers' and Women's Perspectives of Labor Companionship during Childbirth: An Interpretative Phenomenological Analysis Study. Healthcare (Basel). 2024; 12(9): 869.
Doi: 10.3390/healthcare12090869
Cunha JF, Gama SGN, Thomaz EBAF, Gomes MASM, Ayres BVS, Silva CMFP, et al. Fatores associados ao aleitamento materno ao nascer em maternidades vinculadas à Rede Cegonha, Brasil, 2016-2017. Ciênc. saúde coletiva. 2024; 29(4): 1-14. Doi: 10.1590/1413-81232024294.04332023
Pereira JTMO, Canario MASS, Zani AV, Bernardy CCF, Maciel AAM, Ferrari RAP. Assistência obstétrica em maternidade pública: análise comparativa de duas coortes. Ciênc. cuid. saúde. 2021; 20: e58622. Doi: 10.4025/ciencuidsaude.v20i0.58622
Martins Neto C, Campelo CL, Lima JFB, Mendes KDSM, Mouzinho LSN, Santos AM, et al. Fatores associados à ocorrência de parto em posição vertical no Brasil. Rev Bras Epidemiol. 2022; 25: e220041. Doi: 10.1590/1980-549720220041.2
Araújo KEAS, Santos CC, Caminha MFC, Silva SL, Pereira JCN, Batista Filho M. Contato pele a pele e a amamentação na primeira hora de vida: um estudo transversal. Texto contexto - enferm. 2021; 30: e20200621. Doi: 10.1590/1980-265X-TCE-2020-0621
Viana VAO, Castro LC, Rufino AC, Madeiro AP. Prevalence and factors associated with breastfeeding in the first hour of life: a cross-sectional study. Texto contexto – enferm. 2024; 33: e20230181. Doi: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2023-0181en
Gomes MASM, Pereira APE, Bittencourt SDA, Augusto LCR, Lamy Filho F, Lamy ZC, et al. Atenção hospitalar ao recém-nascido saudável no Brasil: estamos avançando na garantia de boas práticas? Ciênc. saúde coletiva. 2021; 26(3): 859-74. Doi: 10.1590/1413-81232021263.26032020
Strada JKR, Vieira LB, Gouveia HG, Betti T, Wegner W, Pedron CD. Associated with umbilical cord clamping in term newborns. Rev. esc. enferm. USP. 2022; 56: e20210423. Doi: 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0423
Zaiden L, Pereira NM, Gomes MAM, Pereira APE, Matos CP, Barros LA, et al. Intervenções obstétricas em uma maternidade com modelo colaborativo: estudo observacional comparativo. Ciênc. saúde coletiva. 2022; 27(7): 2741-2752. Doi: 10.1590/141381232022277.20632021
Barbosa AS, Teixeira BRF, Oliveira AM, Pessoa TRRF, Vaz EMC, Forte FDS. Interprofissionalidade, formação e trabalho colaborativo no contexto da saúde da família: pesquisa-ação. Saúde debate. 2022; 46 (spe5): 67-79. Doi: 10.1590/0103-11042022E506
Peduzzi M, Agreli HLF, Silva JAM, Souza HS. Trabalho em equipe: uma revisita ao conceito e a seus desdobramentos no trabalho interprofissional. Trab. educ. saúde. 2020; 18(Supl.1): e0024678. Doi: 10.1590/1981-7746-sol00246
Freitas CC, Mussato F, Vieira JS, Bugança JB, Steffens VA. Domínios de competências essenciais nas práticas colaborativas em equipe interprofissional: revisão integrativa da literatura. Interface (Botucatu). 2022; 26: e210573. Doi:10.1590/interface.210573
Derechos de autor 2025 Ciência, Cuidado e Saúde

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.