<b>Construindo significados do cuidado de enfermagem no processo de formação: uma pesquisa fenomenológica</b> doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i4.21660

  • Bruna Fernanda Barbosa Queiroz Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Serviço de Educação e Pesquisa do Hospital Dr. Eulalino Ignácio Andrade, Londrina – PR. E-mail: brunafernandabq@gmail.com.
  • Mara Lúcia Garanhani Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina.-PR. E-mail: maragara@hotmail.com
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Recém Formado, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender as transformações que o conceito de cuidado adquire durante o processo de formação, na graduação de enfermeiros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com referencial da fenomenologia existencial de Martin Heidegger. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 enfermeiros recém-formados, todos egressos do currículo integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, cujo tempo de atuação profissional variou de seis meses a três anos. A coleta de dados ocorreu entre maio e novembro de 2011. Os resultados foram organizados em três unificações ôntico-ontológicas pertencentes ao movimento de se tornar um enfermeiro cuidador. A primeira unificação aborda o início da graduação e sua aproximação com o cuidado; a segunda trata da aprendizagem do cuidado no processo de formação; e a terceira versa sobre o findar da graduação e as projeções para a vida profissional. Concluiu-se que há necessidade de, na formação da graduação em enfermagem, intensificar ações de educação fundamentadas na existência humana, compreendendo o ser estudante como um ser em desenvolvimento, que precisa encontrar referências e significados próprios para se tornar um cuidador autêntico.

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Como Citar
Queiroz, B. F. B., & Garanhani, M. L. (1). <b>Construindo significados do cuidado de enfermagem no processo de formação: uma pesquisa fenomenológica</b&gt; doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i4.21660. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(4), 775-783. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i4.21660
Seção
Artigos originais