<b>Comunicação no relacionamento interpessoal enfermeiro/paciente com indicação de transplante renal / Communication in the interpersonal relationship nurse/patient with an indication for kidney transplant<b>

  • Adriana Maria de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Enedina Soares Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Palavras-chave: Comunicação. Relacionamento. Enfermagem. Hemodiálise.

Resumo

Trata-se de estudo de campo, descritivo, com abordagem qualitativa direcionada aos pacientes em processo hemodialítico com indicação de transplante renal. Seu objeto é a comunicação entre enfermeiro e paciente em processo hemodialítico, com vistas ao transplante, delineando os seguintes objetivos: verificar o direcionamento do paciente ao procedimento cirúrgico; averiguar as orientações realizadas no pré-operatório mediato; e discutir a importância da comunicação enfermeiro/paciente. A técnica para coleta de dados foi entrevista semiestruturada, na qual foi utilizado um roteiro pré-determinado, subdividido, com questões relativas ao objeto de estudo. Os dados foram analisados por meio de análise temática de conteúdo, resultando em quatro categorias: Encaminhamento para o Transplante Renal, com a subcategoria Estrutura da Instituição para o Transplante; Orientação para o Transplante e a subcategoria Interesse do Paciente para o Transplante; Responsabilidade do Enfermeiro no Processo da Comunicação; e Importância da Comunicação Enfermeiro/Paciente. Os resultados apontam os aspectos estruturais para o processo da comunicação com o paciente em hemodiálise com vistas ao transplante, apreendendo todos os seus significados e processos envolvidos. Evidenciou-se a necessidade de maior desenvolvimento da comunicação para a prática de enfermagem, considerada uma importante ferramenta no preparo do paciente na fase do pré-operatório, no fortalecimento do relacionamento interpessoal e no sucesso das ações educativas realizadas pelo enfermeiro com aqueles que se encontram sob seus cuidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Enfermeira da unidade de terapia intensiva adulto do Instituto Nacional do Câncer-INCA. Pós-graduação em Terapia intensiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em enfermagem pela linha de pesquisa: "O cotidiano da prática do cuidadr e ser cuidado" pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Enedina Soares, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Enfermeira. Drª Prof.ª partícipe da linha de pesquisa: O cotidiano da prática do cuidar e ser cuidado do Mestrado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. Livre Docente. 
Publicado
2016-10-01
Como Citar
Oliveira, A. M. de, & Soares, E. (2016). <b>Comunicação no relacionamento interpessoal enfermeiro/paciente com indicação de transplante renal / Communication in the interpersonal relationship nurse/patient with an indication for kidney transplant<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(4), 647-654. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i4.29365
Seção
Artigos originais