Estratégias de ensino utilizadas na disciplina de fundamentos de enfermagem

  • Elizabeth Amâncio de Souza da Silva Valsecchi UEM
  • Maria Suely Nogueira USP
Palavras-chave: Enfermagem, Educação em Enfermagem, Programas de Graduação em Enfermagem, Currículo, Escolas de Enfermagem, Docente de Enfermagem.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar as estratégias de ensino utilizadas no processo ensino-aprendizagem da disciplina de Fundamentos de Enfermagem. Trata-se de estudo exploratório tendo como sujeitos 19 docentes da disciplina de Fundamentos de Enfermagem em quatro escolas públicas no estado do Paraná. Os resultados obtidos demonstraram que a estratégia de ensino mais utilizada é a aula expositiva, denotando assim o predomínio da abordagem tradicional no processo ensino-aprendizagem da disciplina de Fundamentos de Enfermagem entre as escolas pesquisadas.

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Biografia do Autor

Elizabeth Amâncio de Souza da Silva Valsecchi, UEM
praduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1980) , mestrado em Enfermagem Fundamental [Rib. Preto] pela Universidade de São Paulo (1999) , doutorado em Enfermagem Fundamental [Rib. Preto] pela Universidade de São Paulo (2004) e aperfeicoamento em Especialização e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina (1981) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Enfermagem , com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem Fundamental, Educação e Saúde, Ensino Clínico. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos de enfermagem, Enfermagem - ensino-aprendizagem, Avaliação da aprendizagem, Ensino Clínico. http://lattesuem.uem.br/servlet/jpkFltGeral.cFltVisualizador?&pTipoIdentif=1&pTipoRelat=1&pNroIdPessoa=2897&pCodOrigemCur=1
Publicado
2008-09-24
Como Citar
Valsecchi, E. A. de S. da S., & Nogueira, M. S. (2008). Estratégias de ensino utilizadas na disciplina de fundamentos de enfermagem. Ciência, Cuidado E Saúde, 5, 113-118. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v5i0.5175
Seção
Artigos originais