A formação integral dos profissionais de saúde: possibilidades para a humanização da assistência
Palavras-chave:
Educação, Diretrizes curriculares nacionais, Recursos humanos, Humanismo.
Resumo
Estudo teórico que teve como objetivo refletir a formação dos profissionais de saúde tomando por base as Diretrizes Curriculares Nacionais para os referidos cursos, de acordo com as propostas do Ministério da Educação. As tendências na área da educação, como um todo, sugerem que a formação profissional seja focada não apenas nas competências técnicas, mas no desenvolvimento de competências relacionais, bem como em atitudes e valores que considerem princípios ético-humanísticos. A análise das referidas Diretrizes Curriculares nos permite afirmar que há um forte movimento para a formação dos recursos humanos para a saúde, fundamentada no referencial ético-humanista, contido na essência do documento que orienta a reforma curricular em todo o Brasil, constituindo-se num dos grandes desafios para transformar a prática desses profissionais e, conseqüentemente a assistência em saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-09-26
Como Citar
Cardozo, E. E., & Munari, D. B. (2008). A formação integral dos profissionais de saúde: possibilidades para a humanização da assistência. Ciência, Cuidado E Saúde, 4(2), 163-170. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v4i2.5229
Edição
Seção
Artigos de revisão