Curso de especialização como instrumento de intervenção na assistência em neonatalogia

  • Climene Laura Camargo USP
  • Marinalva Dias Quirino UNIFESP
Palavras-chave: Enfermagem neonatalógica, Neonatalogia, Especialização.

Resumo

Este estudo descreve a experiência da implantação dos três primeiros Cursos de Especialização em Enfermagem Neonatalógica na Bahia, oferecidos pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal desse estado. Com o objetivo de capacitar enfermeiros para prestar assistência ao recém-nascido. A estratégia metodológica utilizada no processo de ensino-aprendizagem foi a pedagogia da problematização de Bordenave (1988). Ao final do terceiro curso de especialização, foram capacitados 59 enfermeiros especialistas em neonatalogia, contribuindo para o desenvolvimento de cursos de atualização para profissionais de nível médio através da disciplina "Capacitação Pedagógica". Também foram realizados, em 17 hospitais e/ou maternidades de Salvador e região, diagnósticos das unidades neonatalógicas, nas quais foram implantadas medidas para a melhoria na qualidade de assistência prestada ao recém-nascido e a seus pais.

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Biografia do Autor

Climene Laura Camargo, USP
Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Adventista de Enfermagem (1975), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor associado nível 01 da Escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação e saúde, violência, e saúde da população negra. Currículo Lattes
Publicado
2008-10-07
Como Citar
Camargo, C. L., & Quirino, M. D. (2008). Curso de especialização como instrumento de intervenção na assistência em neonatalogia. Ciência, Cuidado E Saúde, 4(1), 075-082. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v4i1.5375
Seção
Relatos de experiência