Educação em saúde e adolescência: desafios para estratégia saúde da família

Palavras-chave: Enfermagem, Adolescente, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: descrever a percepção de enfermeiros que atuam na Atenção Básica sobre as ações de educação em saúde direcionadas aos adolescentes. Método: estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, áudio-gravadas no mês de novembro de 2017, com 15 enfermeiros atuantes em um distrito sanitário da capital de Mato Grosso do Sul. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise temática de Minayo. Resultados: Na maioria das vezes, os enfermeiros realizam ações educativas de caráter informativo que não estimulam o autocuidado dos adolescentes com a sua saúde. Por vezes, o Programa Saúde na Escola é a referência para os profissionais na elaboração de estratégias de educação em saúde, especialmente pelas dificuldades decorrentes da baixa procura dos adolescentes pelos serviços de saúde e pela ausência de estratégias educativas para trabalhar com eles. Conclusão: Há necessidade de maiores investimentos em educação permanente, na implementação de políticas públicas existentes e em programas de intervenção que favoreçam o desenvolvimento de estratégias de incentivo para o autocuidado de adolescentes pelos profissionais da Atenção Básica.

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Biografia do Autor

Thamara Rosa Leonel da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Angélica Marcheti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Coordenadora do programa de Pós-graduação em Enfermagem-Mestrado acadêmico de Enfermagem da UFMS

Élen Ferraz Teston, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora adjunta do Curso de Enfermagem da UFMS- Instituto Integrado de Saúde (INISA

Soraya Solon, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Farmacêutica. Doutora em Ciências da Saúde. Professora adjunta do curso de Farmácia da UFMS. Coordenadora do projeto de Extensão e pesquisa relacionado ao Programa de Saúde nas Escolas (PSE) e projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).  É membro do grupo de trabalho Intersetorial  do PSE no município de Campo Grande (GTIM).

Fernanda Baptista Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora adjunta do Curso de Enfermagem da UFMS - Instituto Integrado de Saúde (INISA).

Margarete Knoch, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente da área de Saúde coletiva na UFMS.

Amanda Marques Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. UFMS.

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Publicado
2020-10-22
Como Citar
Rosa Leonel da Costa, T., Angélica Marcheti, M., Ferraz Teston, Élen, Solon, S., Baptista Marques, F., Knoch, M., & Marques Bezerra, A. (2020). Educação em saúde e adolescência: desafios para estratégia saúde da família. Ciência, Cuidado E Saúde, 19. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v19i0.55723
Seção
Artigos originais