Por um ensino de história com sentido para a vida
Résumé
O objetivo é apresentar algumas reflexões decorrentes da tese de doutorado intitulada "Aprender história com sentido para a vida: consciência histórica dos brasileiros e estudantes portugueses", defendida na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Brasil (2011) com uma etapa realizada na Universidade do Minho, situada em Braga - Portugal. È estudo comparativo das narrativas de alunos brasileiros e portugueses do Ensino Médio, desenvolvidas através da interpretação dos livros didáticos que lidam com a "transferência da família real para o Brasil Português" (1808). A análise do material sob o repertório teórico de autores da Educação Histórica (Alemanha, Inglaterra, Portugal e Brasil), permitiu a construção de uma tipologia de análise das narrativas históricas atribuidoras de sentido à orientação temporal dos grupos estudados (em outras palavras, sobre a consciência histórica de um grupo).Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista DIÁLOGOS, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (N. 9609, de 19/02/98).
STATEMENT OF ORIGINALITY AND COPYRIGHT CESSION
I declare that the present article is original, has not been submitted for publishing on any other national or international journal, neither partly nor fully. I further declare that, once published on DIÁLOGOS journal, edited by the State University of Maringá, it will never be submitted by me or by any of the other co-authors to another journal. By means of this instrument, on my behalf and on behalf of the other co-authors, if any, I waive the copyright of said article to the State University of Maringá and declare that I am aware that non-compliance with this commitment will subject the violator to sanctions and penalties set forth in the Copyright Protection Law (No 9609, of 19/02/98).