Qualidade informativa do lucro líquido e do lucro abrangente
Abstract
Uma das mudanças introduzidas com a adoção das IFRS no Brasil foi a obrigatoriedade de publicação da demonstração do resultado abrangente, a qual retrata potenciais receitas e despesas futuras da empresa. Com a mudança, o papel da contabilidade de fornecedora de informações contábeis precisa ser reavaliado. Partindo deste pressuposto, e com base no estudo de Kabir e Laswad (2011), avaliou-se a qualidade da informação do resultado abrangente em relação ao lucro líquido. Com base nos dados de 67 companhias pertencentes ao Ibovespa, para o período de 2009 a 2012, e por meio da análise de regressão múltipla, as características de persistência, variabilidade, capacidade preditiva e value relevance do lucro líquido e do resultado abrangente total foram comparadas. O resultado abrangente total mostrou-se potencialmente mais persistente e com maior volatilidade que o lucro líquido. Por seu turno, o lucro líquido apresentou um poder explicativo melhor do que o resultado abrangente para o retorno das ações. Não foram encontradas evidências de que o lucro líquido seja melhor preditor do fluxo de caixa operacional, nem tampouco do lucro líquido do ano seguinte, em relação ao resultado abrangente. Os resultados também indicaram que o resultado abrangente possui relevância incremental para o valor da informação.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND COPYRIGHTS
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal.
The copyrights belong exclusively to the authors. Published content is licensed under Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) guidelines, which allows sharing (copy and distribution of the material in any medium or format) and adaptation (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, under the terms of attribution.
Read this link for further information on how to use CC BY 3.0 properly.