Qualidade informativa do lucro líquido e do lucro abrangente

  • Layne Vitória Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Sirlei Lemes Universidade Federal de Uberlândia
  • Cristiano Augusto Borges Forti Universidade Federal de Uberlândia

Résumé

Uma das mudanças introduzidas com a adoção das IFRS no Brasil foi a obrigatoriedade de publicação da demonstração do resultado abrangente, a qual retrata potenciais receitas e despesas futuras da empresa. Com a mudança, o papel da contabilidade de fornecedora de informações contábeis precisa ser reavaliado. Partindo deste pressuposto, e com base no estudo de Kabir e Laswad (2011), avaliou-se a qualidade da informação do resultado abrangente em relação ao lucro líquido. Com base nos dados de 67 companhias pertencentes ao Ibovespa, para o período de 2009 a 2012, e por meio da análise de regressão múltipla, as características de persistência, variabilidade, capacidade preditiva e  value relevance do lucro líquido e do resultado abrangente total foram comparadas. O resultado abrangente total mostrou-se potencialmente mais persistente e com maior volatilidade que o lucro líquido. Por seu turno, o lucro líquido apresentou um poder explicativo melhor do que o resultado abrangente para o retorno das ações.  Não foram encontradas evidências de que o lucro líquido seja melhor preditor do fluxo de caixa operacional, nem tampouco do lucro líquido do ano seguinte, em relação ao resultado abrangente. Os resultados também indicaram que o resultado abrangente possui relevância incremental para o valor da informação.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Layne Vitória Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda  em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG.

Sirlei Lemes, Universidade Federal de Uberlândia
É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996) e doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Fez especialização (Visiting Scholar) na University of Urbana Champaign (Illinois, USA) no ano de 1999. É professora da Faculdade de Ciências Contábeis Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de consultoria hospitalar e adoção das Normas Contábeis Internacionais (IFRS). Coordena pesquisas de iniciação científica financiadas pelo CNPq, FAPEMIG e UFU nas áreas de adoção das IFRS, escolhas contábeis e desenvolvimento de metodologias de ensino em contabilidade internacional. Publicou em 2006, pela Editora Atlas, o livro 'Contabilidade Internacional: adoção das IFRS 2005' em co-autoria com Luiz Nelson G. Carvalho e Fabio Moraes da Costa e em 2010 o livro 'Contabilidade Internacional para Graduação' em co-autoria com Luiz Nelson G. Carvalho. Coordena o Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UFU e faz parte do quadro permanente do Curso de Doutorado em Controladoria e Contabilidade, do Programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP-RP. Aprovou o projeto PET em Ciências Contábeis da UFU (Institucional) e foi tutora de 2011 a 2012. Coordena o projeto de pesquisa sobre escolhas contábeis, Demanda Universal 1/2012 da FAPEMIG, com a equipe composta pelos professores Patrícia de Souza Costa (UFU) e Vinicius Aversari Martins (FEA/USP-RP)e dois alunos bolsistas de IC. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Categoria 2, do triênio 2014-2016. 
Cristiano Augusto Borges Forti, Universidade Federal de Uberlândia
Possui graduação em Ciencias Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2005) e doutorado em Administração na área de finanças pela Fundação Getúlio Vargas, FGV-EAESP (2012) com doutorado-sanduíche no College of Business da University of Illinois at Urbana-Champaign. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: banking, dividends, margem de contribuição, e valor de empresas. 
Publiée
2016-01-25
Comment citer
Ferreira, L. V., Lemes, S., & Borges Forti, C. A. (2016). Qualidade informativa do lucro líquido e do lucro abrangente. Enfoque: Reflexão Contábil, 34(3), 1-20. https://doi.org/10.4025/enfoque.v34i3.28183
Rubrique
Artigos Originais