Um estudo sobre causalidade entre EBITDA e retorno das ações de empresas brasileiras (2008 - 2014)

  • Cleyton de Oliveira Ritta Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Fellipe André Jacomossi Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Thiago Rocha Fabris Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Roberto Carlos Klann Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Resumen

O objetivo geral da pesquisa foi identificar a relação entre EBITDA e o retorno das ações de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa,por meio da aplicação do Teste de Causalidade de Granger. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, do tipo documental e com abordagem quantitativa. Os resultados demostraram que a Margem EBITDA sobre a Receita Líquida foi, em média, de 30,43% no período investigado. Em 26 empresas ocorreram relações de causalidade entre as variáveis Retorno EBITDA (REBITDA) e Retorno da Ação (RACAO). Os resultados da pesquisa não possibilitam uma conclusão definitiva sobre a influência do indicador EBITDA no retorno das ações e vice-versa, uma vez que houve um equilíbrio nos resultados de acordo com o teste econométrico, corroborando estudos anteriores. Entretanto, contribuem com a literatura ao identificar relação causal em uma parcela de empresas, o que mostra a relevância das informações contábeis para o mercado de capitais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Cleyton de Oliveira Ritta, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Doutorando em Ciências Contábeis e Administração (FURB). Mestre em Contabilidade (UFSC). Contador. Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Fellipe André Jacomossi, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Mestre em Ciências Contábeis (FURB)
Thiago Rocha Fabris, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Mestre em Economia (UFSC)
Roberto Carlos Klann, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Ciências Contábeis e Administração (FURB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Publicado
2017-05-12
Cómo citar
Ritta, C. de O., Jacomossi, F. A., Fabris, T. R., & Klann, R. C. (2017). Um estudo sobre causalidade entre EBITDA e retorno das ações de empresas brasileiras (2008 - 2014). Enfoque: Reflexão Contábil, 36(2), 115-130. https://doi.org/10.4025/enfoque.v36i2.34126
Sección
Original Articles