Um estudo sobre causalidade entre EBITDA e retorno das ações de empresas brasileiras (2008 - 2014)
Résumé
O objetivo geral da pesquisa foi identificar a relação entre EBITDA e o retorno das ações de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa,por meio da aplicação do Teste de Causalidade de Granger. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, do tipo documental e com abordagem quantitativa. Os resultados demostraram que a Margem EBITDA sobre a Receita Líquida foi, em média, de 30,43% no período investigado. Em 26 empresas ocorreram relações de causalidade entre as variáveis Retorno EBITDA (REBITDA) e Retorno da Ação (RACAO). Os resultados da pesquisa não possibilitam uma conclusão definitiva sobre a influência do indicador EBITDA no retorno das ações e vice-versa, uma vez que houve um equilíbrio nos resultados de acordo com o teste econométrico, corroborando estudos anteriores. Entretanto, contribuem com a literatura ao identificar relação causal em uma parcela de empresas, o que mostra a relevância das informações contábeis para o mercado de capitais.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.