Nível de corrupção dos países e opacidade dos resultados contábeis
Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a relação entre a corrupção a nível nacional e a opacidade dos resultados contábeis de empresas localizadas em países emergentes. A amostra foi composta por 20 países classificados como emergentes pela Standard & Poor’s no período de 2004 a 2013. Utilizaram-se indicadores de controle de corrupção e força da lei, ambos extraídos da base de dados do Banco Mundial, e informações contábeis extraídas da base de dados S&P Capital IQ. Os indicadores de qualidade da informação contábil, sob o foco da opacidade dos resultados, foram derivados do trabalho de Bhattacharya, Daouk e Welker (2003), quais sejam: agressividade dos lucros, aversão a perdas e suavização dos lucros. Para análise dos dados foi aplicado, primeiramente, o teste de Shapiro-Francia, que rejeitou a hipótese nula de distribuição normal dos dados, levando à realização da correlação de Spearman. Constatou-se que a ausência de corrupção é negativamente correlacionada com a variável suavização dos lucros e aversão a perdas, ou seja, quanto menos corrupto o país, menor a tendência dos gestores das empresas em diminuir a variabilidade dos lucros e reportar pequenos lucros ou prejuízos. Os resultados encontrados foram coerentes com a literatura prévia, indicando que quanto maior o nível de corrupção, maior o estímulo para que os números da contabilidade sejam mais opacos.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.