Seleção de Portfolios: Uma análise comparativa dos cinco fatores de Fama e French e Redes Neurais Artificiais

Resumo

O presente artigo buscou avaliar o desempenho de uma rede neural artificial desenvolvida com o objetivo de identificar padrões e classificar títulos em carteiras de ações de empresas do mercado de capitais brasileiro, levando em consideração os pressupostos evidenciados pela Teoria das Carteiras de Markowitz (1952) de que a formação de portfolios reduz a variabilidade e possibilita a obtenção de maiores retornos ajustados ao risco. Para isto, utilizou-se variáveis em nível da firma, componentes dos cinco fatores de Fama e French (2015), os quais, inclusive, serviram para a montagem de portfolios através da utilização de regressão linear múltipla com dados em painel. Os resultados comparativos dos métodos de regressão com dados em painel e redes neurais artificiais apontaram que ambas as metodologias permitiram a obtenção de retornos acima da média de mercado, no entanto, que a rede neural artificial apresenta maior capacidade de evitar títulos que sejam prejudiciais ao portfólio e permite a suavização das perdas em momentos de instabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleverson Dáliton Silva Moreira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Possui graduação em Administração pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2010), na qual foi agraciado com a Medalha Presidente Antônio Carlos por ter obtido a maior nota global durante o período do curso, que foi possível pela obtenção de Bolsa Integral do Programa PROUNI. Cursou Pós-Graduação "Lato Sensu" no curso de MBA em Finanças e Estratégias Empresariais pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é Técnico Administrativo - Assistente em Administração da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira. Mestrando em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN.
Antonio Sergio Torres Penedo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011) com a tese defendida analisando os balanços sociais e seus impactos na área econômica, social e ambiental do setor de sucroalcooleiro; Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2005) com a dissertação versando sobre o processo de previsão de preços de açúcar e etanol no Estado de São Paulo; e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP (2002) com o trabalho de conclusão de curso na área de métodos quantitativos. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia - UFU na Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, Professor da Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado ao curso de Administração Pública da FAGEN - UFU e Docente Efetivo do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN/UFU. Pesquisador no grupo de Finanças na FAGEN - UFU, no Programa de Apoio à Produção e Operações da FEARP - USP, Pesquisador no Grupo de Pesquisa GEPRES - Grupo de Extensão e Pesquisa em Redes Sociais na FAGEN-UFU, Pesquisador no Núcleo de Estudos Aplicados à Gestão Integrada de Operações (NEAGIO) na FAGEN - UFU. Possui experiência acadêmica no setor de agronegócios com orientações e participações em bancas de monografias e trabalho de conclusão de curso (TCC); artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de organização e participações em congressos, seminários, encontros, conferências e demais eventos científicos e tecnológicos. Revisor da RACEF ? Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace (Qualis B3), Revisor do periódico Independent Journal of Management & Production (Qualis B3), Revisor do Periódico Agricultural Systems - Elsevier (Qualis A1) e parecerista de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública em Saúde na FAGEN-UFU.
Publicado
2018-06-22
Como Citar
Moreira, K. D. S., & Penedo, A. S. T. (2018). Seleção de Portfolios: Uma análise comparativa dos cinco fatores de Fama e French e Redes Neurais Artificiais. Enfoque: Reflexão Contábil, 37(2), 141-155. https://doi.org/10.4025/enfoque.v37i2.38329
Seção
Artigos Originais