Potencialidades do service learning no processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia

Resumen

Objetivo: Identificar potencialidades da experiência com o Service-Learning, para destacar etapas e percepções de discentes que vivenciaram a experiência.

Método: Foram aplicados métodos mistos, operacionalizados por meio de diferentes etapas de coleta de dados, com análise estatística descritiva e de conteúdo. Trabalhou-se a necessidade de aprimoramento da qualidade do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior e de um maior alinhamento entre universidade e organizações, viabilizando aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências na resolução de problemas reais.

Originalidade/Relevância: O Service-Learning foi aplicado mediante realização de assessoria em gestão, durante a pandemia de Covid-19, em 67 pequenas empresas participantes do Projeto SOSPME da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), durante três semestres (2020-1, 2020-2 e 2021-1), envolvendo 188 estudantes.

Resultados: Os alunos perceberam a experiência como intensa, desafiadora e enriquecedora. As características mais marcantes foram: contato com o empresário; construção conjunta; e teoria aplicada na prática. Os principais achados, segundo os discentes foram: autoconhecimento; empatia com o mundo organizacional; habilidade de gestão e comunicação; e rápida assimilação e aprendizado.

Contribuições teóricas/metodológicas/práticas: A possibilidade prática de realização do ServiceLearning para a promoção do ensino-aprendizado contábil, de forma a impactar positivamente a aprendizagem dos discentes e os negócios, unindo universidade e prática organizacional. Conduziu à reflexão sobre a possibilidade prática de realização do Service-Learning, promovendo o ensinoaprendizado contábil, ampliando a qualidade da assimilação dos conteúdos e a relevância destes para a prática contábil.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Economia do Desenvolvimento pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade ( UFRGS - PPGCONT)

Fernanda da Silva Momo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Administração com ênfase em Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade (UFRGS - PPGCONT)

Thiago Seixas Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Faculdade de Ciências Econômicas

Raquel Janissek-Muniz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Inteligência Antecipativa pela UPMF (Université Pierre Mendès France de Grenoble - France). Programa de pós-graduação em Administração (UFRGS - PPGA)

Daniela Francisco Brauner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Escola de Administração

Citas

Anacleto, A., & Prazeres, A. (2020). Novo Coronavírus (COVID-19) e a crise econômica: impactos nas pequenas empresas. Revista Tecnologia e Sociedade, 16(43), 169-175.

Astin, A. W., Vogelgesang, L. J., Ikeda, E. K., & Yee, J. A. (2000). How service-learning affects students. Higher Education Research Institute.

Audretsch, D. (2014). From the Entrepreneurial University to the University for the Entrepreneurial Society. The Journal of Technology Transfer, 39(3), pp. 313-321.

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Bertaglia, B. (2016). Métodos e técnicas de ensino. Cengage Learning. E-book.

Bok, D. (1982). Beyond the ivory tower: Social responsibilities of the modern university. Harvard University Press.

Borisova, O. V., Vasbieva, D. G., Malykh, N. I., Vasnev, S. A., & Bírová, J. (2016). Problem of using innovative teaching methods for distance learning students. International Electronic Journal of Mathematics Education, 11(5), 1175-1184.

Brasil. (2004). Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 10, de 16 de dezembro de 2004. Diário Oficial da União.

Brasil. (2020). Ministério da Educação. Portaria n° 544, de 16 de junho de 2020. Diário Oficial da União.

Brauner, D. F; Reichert, F. M.; Janissek-Muniz, R.; Zen, A. C.; Menezes, D. C.; Closs, L. Q.; Carraro, W. B. W. H.; Ruppenthal, C. S.; Muller, F. M.; Lubaszewski, M., & Rodhen, M. I. S. (2020). An engaged university: Rescuing SMEs during the Covid-19 crisis. Revista de Administração de Empresas, 6(60).

Bringle, R. G., & Hatcher, J. A. (1996). Implementing service learning in higher education. The Journal of Higher Education, 67(2), 221-239.

Britt, L. L. (2012). Why we use service-learning: A report outlining a typology of three approaches to this form of communication pedagogy. Communication Education, 61(1), 80-88.

Calijuri, M. S. S. (2011). Controller - o perfil atual e a necessidade do mercado de trabalho. Revista Brasileira de Contabilidade, (150), 37-52.

Cardoso, R. L., Neto, O. R. M., & Oyadomari, J. C. (2010). Os estudos internacionais de competências e os conhecimentos, habilidades e atitudes do contador gerencial brasileiro: análises e reflexões. Brazilian Business Review, 7(3), 91-113.

Carraro, W. B. W. H., Prates, A., Araujo, G. A. D., & Silva, F. M. D. (2018). Destaques da contabilidade gerencial. http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/175151

Celio, C. I., Durlak, J., & Dymnicki, A. (2011). A meta-analysis of the impact of service-learning on students. Journal of Experiential Education, 34(2), 164-181.

Chartered Global Management Accounting Principles - CGMA. (2014). Global management accounting principles. https://www.cgma.org/resources/reports/globalmanagementaccountingprinciples.html

Clack, L., & Ellison, R. (2018). Innovative approaches to management education. Journal of Management Policies and Practices, 6(1), 6-9.

Currie-Mueller, J. L., & Littlefield, R. S. (2018). Embracing service-learning opportunities: Student perceptions of service learning as an aid to effectively learn course material. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, 18(1), 25-42.

Dewey, J. (1938). Experience and education. Collier Books.

Donthu, N., & Gustafsson, A. (2020). Effects of Covid-19 on business and research. Journal of business research, 117, 284.

Ekbatani, M. A., & Sangeladji, M. A. (2008). Traditional vs. contemporary managerial/cost accounting techniques differences between opinions of educators and practitioners. International Business & Economics Research Journal - IBER, 7(1).

Eppler, M. A., Ironsmith, M., Dingle, S. H., & Errickson, M. A. (2011). Benefits of Service-Learning for Freshmen College Students and Elementary School Children. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, 11(4), 102-115.

Esselstein, J. L. (2001). The changing value equation for controllership. Ohio CPA Journal, 60(2).

Flannery, B. L., & Pragman, C. H. (2008). Working towards empirically-based continuous improvements in service learning. Journal of Business Ethics, 80(3), 465-479.

Flynn, M. A., & Carter, E. (2016). Curriculum infusion of the social norms approach: information only vs. service learning. Communication Education, 65(3), 322-337.

Frezatti, F., De Aguiar, A. B., & Guerreiro, R. (2007). Diferenciações entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial: uma pesquisa empírica a partir de pesquisadores de vários países. Revista Contabilidade & Finanças, 18(44), 9-22.

Gallagher, M. J., & McGorry, S. Y. (2015). Service learning and the capstone experience. International Advances in Economic Research, 21(4), 467-476.

Gaviria, D., Arango, J., & Valencia, A. (2015). Reflections about the use of information and communication technologies in accounting education. Social and Behavioral Sciences, 176.

Girotto, M. (2012). O que o mercado atual espera dos profissionais contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, (185), 12-25.

Güney, A. (2014). Role of technology in accounting and e-accounting. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 152, 852-855.

Hadgraft, R., & Holecek, D. (1995). Towards total quality using problem-based learning. International Journal of Engineering Education, 11, 8-8.

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 27.

Hung, C. L., & Li, F. C. (2017). Teacher perceptions of professional role and innovative teaching at elementary schools in Taiwan. Educational Research and Reviews, 12(21), 1036-1045.

Jacoby, B. (1996). Service-learning in higher education: Concepts and practices. The Jossey-Bass Higher and Adult Education Series.

Joshi, M., & Chugh, R. (2009). New paradigms in the teaching and learning of accounting: Use of educational blogs for reflective thinking. International Journal of education and development using ICT, 5(3), 6-18.

Kenworthy-U’Ren, A. L. (2008). A decade of service-learning: A review of the field ten years after JOBE’s seminal special issue. Journal of Business Ethics, 81(4), 811-822.

Kim, H.-W., Kankanhalli, A., & Lee, H.-L. (2016). Investigating decision factors in mobile application purchase: A mixed-methods approach. Information & Management, 53(6), 727-739.

Kirby, J., Davenport, T. (2016). The knowledge jobs most likely to be automated. Harvard Business Review. https://hbr.org/2016/06/the-knowledge-jobs-most-likely-to-be-automated

Kronick, R. F., & Cunningham, R. B. (2013). Service-learning: Some academic and community recommendations. Journal of Higher Education Outreach and Engagement, 17(3), 139-152.

Leal, E. A., Miranda, G. J., & Casa Nova, S. D. C. (2017). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. Atlas.

Lesca, H. & Janissek-Muniz, R. (2015). Inteligência estratégica antecipativa e coletiva: o

Método L.E.SCAnning. Revista de Administração, 49(1), 188-204. https://www.researchgate.net/publication/274685210_Inteligencia_estrategica_antecipativa_coletiva_e_crowdfunding_aplicacao_do_metodo_LESCAnning_em_empresa_social_de_economia_peer-to-peer_P2P

Lima, T. B., Sonaglio, A. L. B., & Godoi, C. K. (2012). Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino de administração. Administração: ensino e pesquisa, 13(1), 9-41.

Meaney, K. S., Housman, J. M., Cavazos, A., & Wilcox, M. L. (2012). Examining service-learning in a graduate physical education teacher education course. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, 108-124.

Organização Mundial da Saúde - OMS. (2020). Coronavirus disease (COVID-19) Pandemic. Portal OMS, Apr. https://www.who.int/emergencies/diseases/novelcoronavirus-2019.
Padar, J. (2017). Selling accounting transformation; are you ready to bring this to your clients? Accounting Today, 31(2), 30-33.

Perkmann, M., Tartari, V., McKelvey, M., Autio, E., Broström, A., D’Este, P., ... & Krabel, S. (2013). Academic engagement and commercialisation: A review of the literature on university-industry relations. Research Policy, 42(2), 423-442.

Robles, M. M. (2012). Executive perceptions of the top 10 soft skills needed in today’s workplace. Business Communication Quarterly, 75(4), 453-465.

Sabbaghi, O., Cavanagh, G. F., & Hipskind, T. (2013). Service-learning and leadership: Evidence from teaching financial literacy. Journal of Business Ethics, 118(1), 127-137.

Sánchez-Barrioluengo, M., & Benneworth, P. (2019). Is the entrepreneurial university also regionally engaged? Analysing the influence of university's structural configuration on third mission performance. Technological forecasting and social change, 141, 206-218.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. (2020). Impactos da Covid-19 nos pequenos negócios. https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/ab9bb501c8904a780096e107a93aeace/$File/19680.pdf

Tan, L. M., Fowler, M. B., & Hawkes, L. (2004). Management accounting curricula: Striking a balance between the views of educators and practitioners. Accounting Education, 13(1), 51-67.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. (2020). Escola de Administração. SOS PME Rede de Assessoria Empresarial. https://www.ufrgs.br/escoladeadministracao/sospme/

Venkatesh, V., Brown, S. A., & Bala, H. (2013). Bridging the qualitative-quantitative divide: Guidelines for conducting mixed methods research in information systems. MIS Quarterly.

Wadhwani, R. D., Galvez-Behar, G., Mercelis, J., & Guagnini, A. (2017). Academic entrepreneurship and institutional change in historical perspective.

Wang, M. J., & Shen, R. M. (2008). Increasing interactivity in large, blended classrooms through a cutting-edge mobile learning system. ITI 6th International Conference on Information & Communications Technology, 59-63.

Zhu, C., Wang, D., Cai, Y., & Engels, N. (2013). What core competencies are related to teachers’ innovative teaching? Asia-Pacific Journal of Teacher Education, 41(1), 9-27.
Publicado
2025-07-06
Cómo citar
Beatriz Witt Haddad Carraro, W., da Silva Momo, F., Seixas Alves, T., Janissek-Muniz, R., & Francisco Brauner, D. (2025). Potencialidades do service learning no processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia. Enfoque: Reflexão Contábil, 44(2), 103-122. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/67132
Sección
Original Articles