Modelos epistemológicos para estudos do processo de pesquisa
Résumé
Este trabalho teve como objetivo analisar dois modelos epistemológicos que são usados para subsidiar pesquisas que tenham como objeto análises de natureza crítico-epistemológicas. Os trabalhos analisados foram os seguintes: Modelo dos Quatro Pólos das Práticas Metodológicas, proposto por Bruyne et. al. (1977) e o Modelo dos Quatro Paradigmas de Burrel e Morgan, (1979). A análise dos modelos apresentados no estudo sugere que os mesmos são úteis: para avaliação das características epistemológicas de pesquisas acadêmicas; ao fornecimento de subsídios para política de pesquisa, identificação da cultura acadêmica dominante nos programas de pesquisa, periódicos, congressos e campos do conhecimento.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.