Efeito da Adoção Antecipada da IFRS 15 na Qualidade da Informação Contábil
Résumé
Diversas mudanças na legislação que rege as práticas contábeis de empresas do setor de construção impulsionaram o do processo de internacionalização das informações sobre receitas de contratos de clientes na contabilidade. O Brasil tem se destacado pela adoção voluntária antecipada da norma IFRS15. Assim, o estudo tem por objetivo verificar a relação entre a qualidade da informação contábil e a adoção antecipada da IFRS 15 pelas empresas brasileiras de construção civil, listadas na BM&FBovespa. O estudo caracteriza-se como descritivo, realizado por meio de análise documental e abordagem quantitativa. A amostra é composta por 23 empresas do setor de construção. Foram analisados dados trimestrais no período de 2013 a 2015. Para a análise dos dados fez-se uso da regressão linear múltipla com dados em painel, tendo como base para medição da qualidade da informação contábil o modelo de value relevance proposto por Ohlson (1995). Os resultados da pesquisa sugerem que a adoção antecipada da IFRS15 auxilia a reduzir o viés de não comparabilidade e possíveis inconsistências que poderiam existir anteriormente, devido à adoção de diferentes critérios de contabilização das receitas derivadas dos contratos de construção. Além disso, as organizações que adotam voluntariamente a norma, na tentativa de contabilizar e reconhecer corretamente receitas de contratos de clientes, possuem maior relevância informacional, bem como atendem às expectativas do mercado. Diante disso, pode-se afirmar que a adoção antecipada de informações sobre receitas de contratos de construção apresentam relevância para o mercado de capitais, impactando no preço das ações após a publicação dos relatórios financeiros.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.