Eficiência na gestão dos gastos municipais em educação e de saúde: um estudo baseado na análise envoltória de dados no Estado do Paraná
Résumé
Este artigo buscaidentificar o nível de eficiência na gestão dos recursos locais aplicados nas áreas de educação e de saúde.Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, bibliográfica e documental. A amostra final compreendeu 370 municípiosparanaenses observados no período de 2001 a 2012, totalizando 4.440 observações. Para avaliação da eficiência da gestão dos municípios foram utilizadas as seguintes variáveis: Gastos com Educação Per Capita (GAE), Gastos com Saúde Per Capita (GAS) como inputse o Índice IPARDES de Desenvolvimento Municipal (IPDM)de Educação e de Saúde como outputs.A técnica empregada foi a Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados indicaram que aproximadamente 8% dos municípios paranaenses apresentaram eficiência máxima,em relação à gestão dos recursos destinados às áreas de educação e de saúde, em algum dos períodos analisados. Outro achado surpreendente é que municípios de que atingiram altos níveis de eficiência não conseguiram manter-sena mesma posição nos anos posteriores.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.