Assimetria de informação versus estrutura de capital: um estudo comparativo entre empresas brasileiras e norte-americanas
Résumé
A estrutura de capital vem sendo estudada desde meados dos anos 1950, e passou, ao longo das décadas, por diversas abordagens de estudo. Uma delas é a que analisa a influência da assimetria de informação na estrutura de capital das organizações, conforme discutido por Myers (1984) e Myers e Majluf (1984). Diante disso, para verificar a influência da assimetria na estrutura de capital das empresas brasileiras e norte-americanas de 2011 a 2015, realizou-se uma análise com dados em painel, com amostras segregadas, modelando-se variáveis ligadas à assimetria de informação para verificação se elas influenciaram, ou não, o endividamento das empresas analisadas. Como principais resultados, verificou-se inicialmente que a maior parte dos coeficientes associados às variáveis modeladas se mostrou estatisticamente significativo, porém, com baixo poder explicativo, dado o reduzido coeficiente retornado na regressão. Além disso, verificou-se que tanto para as empresas brasileiras quanto que para as norte-americanas, as variáveis ligadas à assimetria de informação mostraram-se determinantes no endividamento empresarial, porém, com sinais nem sempre de acordo com o esperado pela teoria de pecking-order. Por fim, concluiu-se que a teoria de pecking-order é a que ofereceu o melhor conjunto explicativo para o endividamento das empresas norte-americanas, enquanto que para as empresas brasileiras, parece ser um mix da teoria de pecking-order e da trade-off o que oferece a melhor explicação para o endividamento das companhias analisadas.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.