Transparência, desempenho e risco: uma análise do comércio eletrônico

  • Leandro de Carvalho Alves Martins Comércio e Serviços de Distribuição S.A
  • Flavio Luiz de Moraes Barboza Faculdade de Gestão e Negócios Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-3449-5297
  • Kárem Cristina de Sousa Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Administração e do Mestrado Profissional da Faculdade de Gestão e Negócios - UFU

Résumé

Dentre os mecanismos de Governança Corporativa propostos pela Teoria da Agência, aquele que potencialmente proporciona maior redução da assimetria informacional é a transparência. Assim, utilizando-se de regressões com dados em painéis e de testes paramétrico e não paramétrico de diferenças de médias, os resultados significantes dessa pesquisa indicam que as empresas de comércio eletrônico negociadas na NASDAQ são mais transparentes e apresentam maior desempenho e menor risco que empresa similar listada na BM&FBOVESPA. Esses resultados também apontam que as empresas mais transparentes apresentam, na média, maiores desempenhos e maiores riscos. Nos períodos de crise, observa-se o aumento tanto no desempenho quanto no risco. Entretanto, a interação entre crise e transparência indica que as empresas mais transparentes são menos arriscadas e, também, reportam menores desempenhos, visto que gerenciam menos os seus resultados.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Leandro de Carvalho Alves, Martins Comércio e Serviços de Distribuição S.A

Mestre em Administração de Empresas
pela Faculdade de Gestão e Negócios - UFU
. Gerente de Experiência de Compras do eFacil.com.br (Martins Comércio e Serviços de Distribuição S.A), Professor na UNIPAC e Coordenador do Curso de Administração da UNIESSA.

Flavio Luiz de Moraes Barboza, Faculdade de Gestão e Negócios Universidade Federal de Uberlândia
Graduado em Matemática e mestre Física pela UNESP. Doutor em Finanças Estratégicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da FAGEN-UFU desde set/2015, trabalhando na área de Gestão de Riscos, Risco de Crédito e Análise de Investimentos.
Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Administração e do Mestrado Profissional da Faculdade de Gestão e Negócios - UFU

Doutora em Administração pela FEA-USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Mestrado Profissional da Faculdade de Gestão e Negócios - UFU
.

Publiée
2018-09-06
Comment citer
Alves, L. de C., Barboza, F. L. de M., & Ribeiro, K. C. de S. (2018). Transparência, desempenho e risco: uma análise do comércio eletrônico. Enfoque: Reflexão Contábil, 37(3), 111-127. https://doi.org/10.4025/enfoque.v37i3.34108
Rubrique
Artigos Originais