Transparência, desempenho e risco: uma análise do comércio eletrônico
Résumé
Dentre os mecanismos de Governança Corporativa propostos pela Teoria da Agência, aquele que potencialmente proporciona maior redução da assimetria informacional é a transparência. Assim, utilizando-se de regressões com dados em painéis e de testes paramétrico e não paramétrico de diferenças de médias, os resultados significantes dessa pesquisa indicam que as empresas de comércio eletrônico negociadas na NASDAQ são mais transparentes e apresentam maior desempenho e menor risco que empresa similar listada na BM&FBOVESPA. Esses resultados também apontam que as empresas mais transparentes apresentam, na média, maiores desempenhos e maiores riscos. Nos períodos de crise, observa-se o aumento tanto no desempenho quanto no risco. Entretanto, a interação entre crise e transparência indica que as empresas mais transparentes são menos arriscadas e, também, reportam menores desempenhos, visto que gerenciam menos os seus resultados.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.