Empreendedorismo social e educação popular: há relação teórica?
Resumo
O empreendedorismo social, uma das vertentes do empreendedorismo, vem se apresentando como uma alternativa de promover a inclusão social de membros da sociedade que não tem conseguido o seu espaço. Para que sejam alcançados os objetivos deste tipo de empreendedorismo há a necessidade de se trabalhar as pessoas no âmbito ideológico. Assim sendo, este ensaio tem por objetivo mostrar a relação teórica do empreendedorismo social com a educação popular. Para tanto foi feito uma revisão de literatura dos dois assuntos buscando comprovar que para se trabalhar com o empreendedorismo social há a necessidade de trabalhar a criticidade, reflexividade, a práxis das pessoas, características predominantes na educação popular, levando-os assim a assumirem de fato a posição de cidadãos. Através do referencial teórico levantado e da relação apresentada entre os dois assuntos chaves deste ensaio constate-se que a educação popular é um importante elemento para a efetividade do empreendedorismo social.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.