Desafios da escuta e a ética da contratransferência

  • Thomás Gomes Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Transferência, clínica psicanalítica, ética da contratransferência.

Resumo

Este artigo relata um material clínico a partir do qual se apresenta um jogo de intensidades transferenciais que resultam em importante desafio à escuta psicanalítica. Neste sentido, a partir de ilustrações clínicas da história de Rejane, explora-se a forma como a vivência de intensidades pode encontrar nos atos uma forma de expressão.Desta forma, vislumbra-se ocorrer a construção de recursos psíquicos que promovam a recuperação de um si mesmo fraturado e de investimento psíquico nas possibilidade do devir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thomás Gomes Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Psicólogo. Mestre em Psicologia Clínica pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da Associação Francesa pelo Reconhecimento da Negação da Gravidez (Toulouse, França). Psicanalista em formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre.
Publicado
2014-04-30
Como Citar
Gonçalves, T. G. (2014). Desafios da escuta e a ética da contratransferência. Revista Espaço Acadêmico, 14(157), 82-89. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22782